8 de Março : Banhando-se nas águas sagradas da vitória régia

DIA INTERNACIONAL DA MULHER: 8 DE MARÇO

Ano passado ofereci à humanidade um MUIRAQUITÃ, lembram-se? É um amuleto verde de proteção à vida eterna da alma humana, aquela que faz algo pelo bem caminhar dos seres humanos! Não percamos nossas almas!

Esse ano de 2012 presenteio a todas e a todos seres humanos um cenário encantador, onde cada um possa fixar seus olhos e espíritos e meditar aquilo que queiram de MELHOR para sua vida!

Neste momento mirem abaixo a paisagem da vitória régia e banhem-se com as melhores intenções de bondade, amor, luz, espiritualidade, progresso, prosperidade, abundância, saúde, solidariedade, cooperação, boa vontade , propósito e respeito à grande Mãe, à mulher. Feliz dia internacional da mulher!

Eu vos dou de presente esse sagrado banho nas águas da vitória régia! Muitas bênçãos conseguirão com fé! MUITA LUZ!

eliane-potiguara

 

 

 

 

Eliane Potiguara

EMBAIXADORA DA PAZ – CERCLE UNIVERSEL DES AMBASSASEURS DE LA PAIX” SUISSE/FRANCE, na FRANÇA.

Indicada em 2005 ao Prêmio Nobel da Paz e fellow da ASHOKA

 

 

 

 

 

A lenda da vitória-régia é uma lenda brasileira de origem indígena tupi-guarani.

vitoria-regiaHá muitos anos, em uma nação indígena, contava-se que a lua Jaci, era uma deusa que ao despontar a noite, beijava e enchia de luz os rostos das mais belas virgens índias da aldeia – as cunhantãs-moças. Sempre que ela se escondia atrás das montanhas, levava para si as moças de sua preferência e as transformava em estrelas no firmamento.

Uma linda jovem virgem da tribo, a guerreira Naiá, vivia sonhando com este encontro e mal podia esperar pelo grande dia em que seria chamada por Jaci. Os anciãos da tribo alertavam Naiá: depois de seu encontro com a sedutora deusa, as moças perdiam seu sangue e sua carne, tornando-se luz – viravam as estrelas do céu. Mas quem a impediria? Naiá queria porque queria ser levada pela lua. À noite, cavalgava pelas montanhas atrás dela, sem nunca alcançá-la. Todas as noites eram assim, e a jovem índia definhava, sonhando com o encontro, sem desistir. Não comia e nem bebia nada. Tão obcecada ficou que não havia pajé que lhe desse jeito.

Um dia, tendo parado para descansar à beira de um lago, viu em sua superfície a imagem da deusa amada: a lua refletida em suas águas. Cega pelo seu sonho, lançou-se ao fundo e se afogou. A lua, compadecida, quis recompensar o sacrifício da bela jovem índia, e resolveu transformá-la em uma estrela diferente de todas aquelas que brilham no céu. Transformou-a então numa “Estrela das Águas”, única e perfeita, que é a planta vitória-régia. Assim, nasceu uma linda planta cujas flores perfumadas e brancas só abrem à noite, e ao nascer do sol ficam rosadas.

A LITERATURA INDÍGENA E OS DIREITOS HUMANOS DOS POVOS INDÍGENAS DEVEM SER RESPEITADOS!

 

Fonte: Eliana Potiguara

 

+ sobre o tema

Serena Williams é escolhida como ‘Mulher do Ano’ pela Revista GQ

Tenista foi vice-campeã de Wimbledon e do US Open...

7 em 10 brasileiros admitem expressão preconceituosa

No entanto, apenas 20% dos entrevistados assumem ser racistas,...

Opinião: O sistema penal não pode proteger as mulheres da violência

Pesquisadora pergunta de que maneira o feminismo pode abordar...

para lembrar

Menina-moça e negra: YouTubers fazem uma bela homenagem às adolescentes

“Ninguém era a rainha da popularidade do colégio”, alfineta...

Vítima de feminicídio carregava medidas protetivas no bolso quando morreu

Jacqueline Pereira dos Santos, 37 anos, foi morta a...

Eu sou Atlântica: sobre a trajetória de vida de Beatriz Nascimento

O livro Eu sou Atlântica: sobre a trajetória de...

Trabalho premiado reflete sobre a mulher negra no Brasil

Dedicada ao Ano Internacional dos Povos Afro-descendentes, a segunda...
spot_imgspot_img

Epsy Campbell compartilha decálogo de poder e compaixão com líderes negras latino-americanas

Entre a comunidade negra latino-americana (especialmente a feminina), Epsy Campbell é um marco histórico: foi a primeira mulher afrodescendente a chegar a uma Vice-Presidência...

Feminicídio: DF supera quantidade de casos do mesmo período de 2024

O Mapa de Segurança Pública, divulgado nesta quarta-feira (11/6) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, revela que houve uma redução de 25,81% nos casos...

Justiça do Rio condena médico que estuprou mulheres na sala de parto

A Justiça do Rio condenou o médico anestesista Giovanni Quintella Bezerra a 30 anos de prisão, em regime fechado, por estupro de vulnerável contra...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.