Mulher de Trump é acusada de plagiar discurso de Michelle Obama de 2008

Modelo teria copiado frases do discurso da atual primeira-dama dos EUA.
Convenção Nacional Republicana vai nomear Trump candidato do partido.

 

Do G1

Donald Trump, provável candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, apresentou nesta segunda-feira (18) sua mulher, Melania Trump, como “futura primeira-dama”, na Convenção Nacional Republicana. Melania, modelo eslovena naturalizada norte-americana, foi a estrela do primeiro dia da convenção e protagonizou uma polêmica sobre seu discurso, acusado de “plágio”.

A apresentação foi feita no primeiro dia da convenção, que começou em Cleveland, Ohio, sob protestos. Trump subiu ao palco ao som da música “We are the champions”, do Queen, no primeiro dia da convenção, quebrando o costume de o provável candidato aparecer apenas no último dia do evento.

O discurso de Melania teve semelhanças com a fala de Michelle Obama de 8 anos atrás, na Convenção Nacional Democrata, quando Barack Obama consolidou sua candidatura à presidência, segundo a Efe. A campanha de Trump considerou a acusação de plágio um “ verdadeiro absurdo”.

A ex-modelo eslovena disse as frases polêmicas ao narrar sua infância na antiga Iugoslávia. “Desde muito jovem, meus pais me inculcaram os valores de que se trabalha duro pelo se que quer na vida, que sua palavra é sagrada e que se deve cumprir o que promete, de que se trata as pessoas com respeito”, disse a esposa do magnata nova-iorquino.

As palavras são muito parecidas com as de Michelle em 2008: “Barack e eu fomos educados com valores muito similares: trabalhar duro pelo que se quer na vida, que sua palavra é sagrada e que se cumpre o que promete, que se deve tratar as pessoas com dignidade e respeito”.

Melania defendeu em discurso – que ela mesma garantiu ter escrito – que esses valores devem ser transmitidos aos mais jovens para que “as crianças neste país saibam que o único limite a suas conquistas é a força de seus sonhos e o quão estejam dispostos a trabalhar por eles”, uma frase quase idêntica a outra dita por Michelle Obama.

Em outro momento do discurso, a mulher de Trump elogiou as virtudes de seu pai: “sua integridade, compaixão e inteligência se refletem hoje em mim e em meu amor pela minha família e por este país”.

melania_michelle2

Melania Trump, durante convenção republicana em 2016, e Michelle Obama, na convenção democrata de 2008 (Foto: PAUL J. RICHARDS ALEX WONG / AFP)

Oito anos atrás, Michelle Obama tinha dito que a “integridade, compaixão e inteligência” de sua mãe se refletiam em suas duas filhas.

Uma vez terminado o discurso e enquanto as primeiras acusações de plágio floresciam pelas redes sociais, Donald Trump elogiou o discurso da mulher em sua conta no Twitter: “foi uma honra apresentar a minha esposa, Melania. Seu discurso e seu porte foram incríveis. Muito orgulhoso”.

Ao mesmo tempo, a maioria dos veículos de comunicação americanos começava a difundir algumas das “surpreendentes similitudes” entre os dois discursos enquanto outros mais ousados, como a CNN, já acusavam a esposa de Trump diretamente de plágio.

mulher

“Pelo menos um dos parágrafos do discurso de Melania Trump é uma cópia do de Michelle Obama na Convenção Nacional Democrata de 2008. A comparação das transcrições mostra que o discurso de Trump segue, quase palavra por palavra, ao da primeira-dama”, ressaltou a emissora.

Antes do discurso, Melania disse à rede de televisão NBC: “Eu o escrevi com o mínimo de ajuda possível”, segundo relato da Reuters.

+ sobre o tema

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

para lembrar

Saiba o que muda com a reforma eleitoral

Fonte: G1 Projeto aprovado no Congresso segue agora para...

Jair Bolsonaro choca o jornal francês Le Monde: “Racista”. Por Pierre Pichoff

Homofóbico, racista, misógino (termo que define aquele que tem...

Naomi Osaka anuncia doação de prêmio de torneio para o Haiti

A tenista japonesa Naomi Osaka vai doar a premiação...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs a ditadura militar ao Brasil, em 1964, atesta o apagamento histórico de vários personagens essenciais...
-+=