Lázaro Ramos diz ter sido vítima de racismo: “É constante na vida do negro”

Lázaro Ramos afirmou já ter sido vítima de racismo “várias vezes” e que isso se tornou uma coisa extremamente comum na vida dos negros no Brasil. O desabafo do ator foi feito durante conversa com a apresentadora Regina Casé, no programa “Esquenta”, da TV Globo.

 

“Já passei por constrangimentos várias vezes, como ir ao supermercado e ser seguido por segurança, por exemplo, isso é constante na vida de um negro [no Brasil]. Eu, por ser uma pessoa pública, posso falar aqui, mas sei que o negro, em casa, também está lembrando [agora] de ter passado por uma situação como essa”, declarou Lázaro.

Ele também aproveitou o espaço no programa para rebater aos críticos de plantão, que dizem que esse tipo de desabafo não passa de um “mi-mi-mi”.

“E acho que é uma grande evolução a gente poder discutir isso [o racismo], aqui [na televisão]. Muita gente fala que isso é ‘mi-mi-mi’, que estamos ‘reclamando de barriga cheia’, que ‘não se deve discutir isso’. Eu sei que tem muita gente aí na rede social [agora] dizendo que ‘ai, esse assunto chato de novo’… Não, gatão, não é chato, não, é para nós sermos cidadãos”, defendeu ele.

O ator acredita que é necessário debater sobre o racismo por ser uma ferida enorme na nossa sociedade. “A gente só vai ter um país melhor e pleno quando a gente aprender a admirar todas as características de todas as pessoas e se interessar pelo outro por aquilo que a gente não conhece”, finalizou.

Em março, Taís Araújo, mulher de Lázaro Ramos, já havia sido vítima de ataques racistas, via internet. Três homens foram identificados e presos.

O grupo, porém, foi solto dias depois após pedido do delegado da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), Alessandro Thiers, para converter a prisão temporária dos réus em prisão preventiva.

9fev2015-claudia-leitte-lazaro-ramos-e-luis-miranda-chegam-ao-trio-de-claudia-leitte-para-gravar-cenas-da-serie-mister-brau-da-tv-globo-1455057803041_956x500

+ sobre o tema

CFM insiste em sabotar programa Mais Médicos

Conselhos de Medicina continuam périplo para dificultar a...

Não é só racismo e xenofobia, é ignorância – Por Carmen Guerreiro

por Carmen Guerreiro Não é só a vaia de...

SUS veicula mensagem contra racismo no atendimento

Ouvidoria Geral do Sistema Único de Saúde (SUS) também...

para lembrar

James Cone, teologia negra da libertação e luta antirracista

No dia 28 de abril de 2024, completa-se 6...

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

James Cone, teologia negra da libertação e luta antirracista

No dia 28 de abril de 2024, completa-se 6 anos da morte do pastor e teólogo James Cone, o sistematizador da teologia negra. Esta...

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle Franco e Anderson Borges, parece estar chegando a um final, pelo menos em relação aos...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...
-+=