Professora e sambista Pedrina de Deus morre nesta quinta-feira em Fortaleza

Os sambas de Fortaleza perderam um membro de excelência. Pedrina de Deus morreu na manhã desta quinta-feira, 20, aos 66 anos. Publicitária, professora universitária e consultora de marketing, a sambista lutava contra um câncer. Pedrina se foi, mas deixou um tanto dela espalhado pelos cantos de Fortaleza.

O velório da Pedrina irá ocorrer nesta sexta, dia 21, a partir das 8 horas, na Funerária Jerusalém (Av. Heráclito Graça, 330 – Centro). O sepultamento será às 16h no Cemitério Jardim do Éden, em Pacatuba.

Paraense nascida em Belém, Pedrina escolheu Fortaleza para fazer seu lar. No movimento negro, a professora ganhou visibilidade em amplitude nacional na luta pelas mulheres. Na década de 1970, no Rio de Janeiro, dirigiu o Instituto das Pesquisas das Culturas Negras (IPCN). Em Fortaleza, também se espalhada durante os Carnavais, desfilando em escolas de samba, blocos e afoxés pela avenida Domingos Olímpio.

“Foram muito sambas, muitas intimidades, muitas festividades e felicidades. O samba era sempre a pauta do dia. Pedrina tinha sempre uma alegria contagiante, sempre com um sorriso aberto e um coração enorme. Tudo para ela era alegria”, descreve o amigo Luiz Alberto Duarte Júnior, que conta quase 20 anos de amizade com Pedrina.

Também amigo, o jornalista Felipe Araújo define: “Pedrina foi uma figura rara. Uma mulher de fibra, que desde jovem se ergueu contra a opressão de raça e de gênero. Um ser de luz, que por mais de duas décadas iluminou os caminhos do samba, da negritude e do Carnaval de Fortaleza”.

Bob Santos, proprietário da SG Propag, empresa onde Pedrina trabalhava há 18 anos, conta que a consultora de marketing era um dos braços da agência. “A gente sempre a consultava. E sempre obedecia. Era uma pessoa bastante estudiosa, sempre inquieta, como deve ser todo publicitário. Vai fazer uma falta grande”.

O sambista Gugu do Cavaco, que também era amigo de Pedrina, conta que a conheceu no Bar da Mocinha, cerca de dez anos atrás. E brinca: “ela só não podia ir a todos os sambas, porque era só uma”. E Pedrina circulava por entre as rodas de samba de Fortaleza, da Praia de Iracema à Parquelândia, passando pelo Monte Castelo. Sempre querida, sempre abraçada e abraçando, com seu sorriso aberto, o paraíso perto, pra vida melhorar, tal qual cantava Jovelina Pérola Negra. (Colaborou Teresa Monteiro)

+ sobre o tema

Glória Maria tira imobilização do braço na próxima semana

Glória Maria deve se despedir da tipoia no braço...

Apenas 4 mulheres negras dirigiram filmes de Hollywood nos últimos dez anos

Apesar de avanços, a diversidade racial e de gênero...

Rebeca vai bem nas eliminatórias e deve brigar por 2 ouros no Mundial

Rebeca Andrade é favoritíssima a faturar ao menos duas...

Revelações da genética sobre quilombos brasileiros

Em SP, análise de cromossomos mostra forte papel de...

para lembrar

François-Dominique Toussaint Louverture

- Outro (s) nome (s) - Toussaint Louverture - Data de...

Exposição homenageia Nelson Mandela com obras de sul-africanos em Londres

Uma pintura de Mandela realizada pelo retratista britânico Richard...

Comuns na web, comunidades que expressam ódio a nordestinos são alvo da PF e do MP

Por: Carlos Madeiro A propagação de comunidades na internet...
spot_imgspot_img

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=