“Liberdade Assistida” faz temporada no Espaço Cena

Em outubro, Brasília receberá a estreia do espetáculo “Liberdade Assistida“, com sessões marcadas para acontecer entre os dias 24 e 29 de outubro, no Espaço Cena (205 Norte). Uma realização da Fundação Palmares e do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves (CADON), instituição responsável pelo Prêmio Afro, o monólogo será encenado pela atriz Marta Carvalho.

Inspirado em depoimentos, cartas, e entrevistas de mulheres encarceradas ou que passaram pela prisão em diferentes cidades do país; e em pesquisas acadêmicas, livros e poesias, o espetáculo se desenvolve a partir de cinco espaços físico-emocionais, revelando como a realidade prisional pode se confundir com a vulnerabilidade das periferias brasileiras. 

Crédito: Thiago Sabino

“Como diretor, eu estou interessado nas particularidades do corpo e da mente do intérprete para ir ao encontro do desenrolar da encenação. O processo de criação de ‘Liberdade Assistida’ está focado na busca de um corpo poético construído com ferramentas que possibilitem as expressões dos diferentes estados que a atriz precisa para revelar as histórias das personagens. A dramaturgia que eu proponho está centrada neste corpo, um corpo vivo, poroso, pulsante”, explica o diretor Edson Beserra.

Para Marta Carvalho, o monólogo também propõe um debate sobre a marginalização da integridade física, moral e psíquica das mulheres negras, tão presente nas prisões e nas periferias brasileiras.

Liberdade Assistida” – que marca a estreia do trabalho solo no teatro de Marta Carvalho – tem dramaturgia de Ana Flávia Magalhães Pinto e trilha sonora de Higo Melo.

“Com patrocínio da Petrobras, o projeto “Liberdade Assistida” foi um dos vencedores da categoria Artes Cênicas do 4º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras, também conhecido como Prêmio Afro, ao lado de montagens como “Traga-me a Cabeça de Lima Barreto”, consagrado monólogo interpretado pelo ator Hilton Cobra”.

Sobre Marta Carvalho

Com mais de 20 anos de experiência em áreas de multilinguagens culturais, Marta Carvalho tem em sua história a coordenação e gestão de projetos de grande expressão nas áreas de cinema, música, teatro, dança e formação de jovens. 

Idealizadora e Curadora do Festival Satélite 061 que em 2017 chega a sua VI Edição, Marta possui larga experiência na gestão de festivais nacionais e internacionais de cinema e música sediados em Brasília.

No teatro, ela atuou em vários espetáculos, entre eles “Os Fuzis da Senhora Carrar” (1992), de Bertold Brecht; “Moby Dick” (1993-1998), de Herman Melville; “Ato Confessional Número 5” (1999-2010), de Ricardo Guilherme; e “À Luz da Lua” (1996-1999), de Os Punhais.

 

Ficha técnica:

Atuação: Marta Carvalho

Dramaturgia: Ana Flávia Magalhães Pinto

Direção: Edson Beserra

Trilha Sonora: Higo Melo

Figurino: Nina Maria

Iluminador: Emmanuel Queiroz

Comunicação e assessoria de imprensa: Gabriela de Almeida e Maíra de Deus Brito

Fotografia e arte gráfica: Thiago Sabino

Assistência de produção: Thânisia Cruz

Produção: Traço Cultural

Patrocínio – Petrobras

Realização – CADON

Parceria – Fundação Palmares – Ministério da Cultura

 

Serviço

Espetáculo “Liberdade Assistida

Data: De 24 a 29 de outubro. De quarta a sábado, às 21h; e domingo, às 20h. Na terça (24/10), a sessão será fechada para convidados.

Local: Espaço Cena (205 Norte, Bloco “C”; 3349-3937).

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

Pontos de venda: Espaço Cena.

Não recomendado para menores de 16 anos.

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

Balé clássico ainda discrimina profissionais negros

Nas companhias de dança de São Paulo, cidade com...

Oswaldo de Camargo: elo entre gerações

Questão de circunstância, de acaso, é a explicação que...

Barack Obama faz tradicional pose de Usain Bolt ao lado do corredor na Jamaica

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, aproveitou sua...

Spike Lee confirmado para refilmagem de Oldboy

Foi confirmado nesta segunda-feira (11) o nome do diretor...

para lembrar

Penteados para noivas negras

Ao natural,...

Viola participará de “A Fazenda 3”

O ex-jogador Viola estará em "A Fazenda 3". O...

Vancouver 2010: ‘Leopardo’ ganês se supera, vence a montanha e abre sorriso

Kwame Nkrumah-Acheampong larga em último e supera forte neblina...
spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=