Bailarino inspira-se em cultura Ioruba no processo de criação para espetáculo

“Depoimentos para fissurar a pele – é dualidade; existência entre mundos. É o morrer para existir. É um rito de passagem entre pele, carne, sangue e alma”. (Djalma Moura) O espetáculo “Depoimentos para fissurar a pele”, do bailarino e coreógrafo Djalma Moura, tem estréia marcada para os dias 16 e 18 de maio de 2018 no Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo (Galeria Formosa – Baixos do Viaduto do Chá s/n, Centro). Com apresentações GRATUITAS, o espetáculo fica em cartaz até junho de 2018. A proposta inicial do projeto era criar um corpo capaz de se transformar em bicho, como um bisão, búfalo, ou outro ser que não apenas o ser humano. A partir deste ponto, o artista encontrou caminhos e poéticas negras, além de narrativas que dialogassem diretamente com o corpo negro e que mobilizassem o máximo do imaginário desse corpo. Desta forma, o coreógrafo chegou às mitologias e filosofias Iorubas africanas: os Orixás. O projeto tem apoio do Proac Primeiras Obras de produção de espetáculos e temporada de dança.

Enviado por Lau Franscico para o Portal Geledés

Foto Erico Santos

Iansã é o Orixá que dá corpo para esse trabalho. Inserida diretamente nas coreografias, os movimentos de palco concentram-se em seus arquétipos e analogias em relação á natureza – sejam elas dentro do aspecto animal ou de tempo – como os ventos, as tempestades, os raios, o búfalo: todos estes elementos são utilizados como disparadores do processo criativo das danças e movimentos de “Depoimentos para fissurar a pele”. O vento transforma, e para sentir o vento é preciso receber Oya – Iansã e toda sua carga de revolução e resistência. “A incorporação ou invenção de Iansã é pensada a partir das modificações dos estados corporais. Uso da respiração como combustível para o movimento.

Incorporação no terreiro, antes da chegada completa da entidade ou Orixá, é um estado de êxtase, de euforia, onde o corpo deixa de ser único para se receber energia” explica Djalma Moura, que arquiteta este projeto desde o ano de 2015. No palco estarão Djalma e o Ogã, músico e artista Leandro Perez, cuidando de toda a percussão que permeia a dança. O músico será peça fundamental para a dramaturgia do trabalho que constrói junto ao bailarino todo estado de cena, o clima e as propostas sonoras que proporcionarão tempero especial ao espetáculo através dos atabaques e dos ganzás e caxixis.

“O foco principal deste trabalho se dá pela tentativa de transmutação, incorporação, ou invenção desses estados. É criar a poética e construção de narrativas, por se tratar de um assunto primordial que é a diáspora africana, que se faz presente no contexto central do Projeto. A raiz desta dança é ser orquestrada por um corpo negro na cena, o que já é por si só uma grande provocação sobre muitas situações cotidianas”, diz Djalma, que afirma também que a religiosidade afro-brasileira é muito estigmatizada ainda nos dias de hoje. “Os artistas negros, principalmente na cena da dança contemporânea, também são. Usar essas duas instâncias no mesmo espaço é provocar discussões, anunciar e resistir enquanto propostas legítimas e tão contundentes quanto outro assunto”, dispara Djalma Moura.

Além do espetáculo, projeto tem oficinas gratuitas

A oficina “Depoimentos para fissurar a pele” com Djalma Moura, tem como premissa compartilhar dos procedimentos de criação que construíram a obra coreográfica, passando pelas Danças Contemporâneas banhadas pelas simbologias e arquétipos de Iansã. Exercícios de respiração, deslocamentos, transformações de qualidades corporais e composição coreográfica. Público alvo: artistas da dança, do corpo, estudantes e interessados no geral. Classificação: Livre Duração: 2h Quantidade: 20 pessoas.

Ficha Técnica

Concepção + Interprete-criador: Djalma Moura Orientação de cena: Deise de Brito Músico Criador: Leandro Perez Preparação Corporal: Everton Ferreira Criação e operação de Luz: Piu Dominó Arte Gráfica: Carol Zanola Fotografia e Vídeo: Erico Santos Figurino: Wellington Al Produção executiva: Erico Santos.

PROGRAMAÇÃO DE ESPETÁCULOS

16 e 18 de maio, às 19h

Centro de Referência da Dança Local: Galeria Formosa – Baixos do Viaduto do Chá, s/n – Centro

22 de maio,às 15h

Fábrica de Cultura Capão Redondo Local: Rua Bacia de São Francisco, s/n – Conj. Hab. Jardim Sao Bento

25 de maio, às 20h

Centro Cultural Newton Gomes de Sá Local Av. sete de setembro s/ número – Centro – Franco da Rocha

26 de maio, às 20h

CCNJ – Centro de Culturas Negras Jabaquara Local: R. Arsênio Tavolieri, 45 – Jardim Oriental

27 de maio, às 19h

Espaço Clariô de Teatro Local: R. Santa Luzia, 96 – Vila Santa Luzia, Taboão da Serra

02 e 03 de junho, às 20h

Centro Cultural Orùnmilá Local: Rua Orùnmilá, nº 100 – Ribeirão Preto – SP CEP: 14075-810

07 de junho, às 15h

Fábrica de Cultura São Luís Endereço: R. Antônio Ramos Rosa, 651 – Jardim São Luís

12 de junho, às 09h40

UNISO Sorocaba – Universidade de Sorocaba Local: Rodovia Raposo Tavares – Vila Artura, Sorocaba – SP

 

PROGRAMAÇÃO DE OFICINAS

21 de maio, às 18h

Centro de Referência da Dança Galeria Formosa – Baixos do Viaduto do Chá, sn – Centro

25 de maio, às 16h

Centro Cultural Newton Gomes de Sá Local Av. sete de setembro s/ número – Centro – Franco da Rocha

27 de maio, às 15h

Espaço Clariô de Teatro Endereço: R. Santa Luzia, 96 – Vila Santa Luzia, Taboão da Serra – SP

02 e 03 de junho, às 15h

Centro Cultural Orunmilá Endereço: Rua Orùnmilá, nº 100 – Ribeirão Preto – SP

12 de junho, às 11h30h

UNISO Sorocaba – Universidade de Sorocaba Local: Rodovia Raposo Tavares – Vila Artura, Sorocaba – SP

 

** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

Rihanna posa à la Marilyn Monroe para revista

Rihanna posa à la Marilyn Monroe para revista. Rihanna gostou...

Oprah recebe um Oscar por seu trabalho humanitário

A apresentadora, atriz e produtora Oprah Winfrey, que dominou...

Nasce Ivy Blue Carter filha de Beyoncé e Jay Z

A cantora Beyoncé e o rapper Jay-Z tiveram sua...

Cabelos de Sheron Menezzes são referência fashion para a moda da mulher negra

Cabelos de Sheron Menezzes são referência fashion para a...

para lembrar

“Solte meu cabelo!”

Leio notícia com deliberação do Ministério Público Federal da...

Invisível mais que visível

Por  Alexandre Tarlei Ferreira, enviado para o Portal Geledés  Nesses dias...

Juliana Alves, a Suellen de “Caminho das Índias”, escapou da pecha de ex-BBB

Apesar da aparência voluptuosa, Juliana Alves nem de longe...

“This Is It” de Michael Jackson ganha clipe dirigido por Spike Lee; assista

A música "This Is It", que foi lançada após...
spot_imgspot_img

Show de Ludmilla no Coachella tem anúncio de Beyoncé e beijo em Brunna Gonçalves; veja como foi

Os fãs de Ludmilla já estavam em polvorosa nas redes sociais quando a artista subiu no palco principal do Coachella, na Califórnia, na tarde deste domingo, acompanhada...

Quem é Linda Martell, citada em “Cowboy Carter”, novo álbum de Beyoncé?

O esperado novo álbum de Beyoncé contém uma música que leva o nome de uma mulher que parece ter sido a inspiração para o projeto. “Act...

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial  e  não punição, como nos recentes casos de abuso de poder...
-+=