Barco-Hospital Papa Francisco já está em ação, atendendo 700 mil na Amazônia

“Estamos diante de um milagre”, resume dom Bernardo Bahlmann, bispo de Óbidos

Do Aleteia Brasil 

Foto do Barco-Hospital Papa Francisco
Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus (Foto:Imagem retirada do site Aleteia Brasil)

Já é uma realidade o atendimento básico de saúde a cerca de 700 mil ribeirinhos que vivem ao longo do Rio Amazonas no Estado do Pará, região norte do Brasil, graças ao Barco-Hospital Papa Francisco, que leva médicos e consagrados até cerca de mil comunidades de 12 municípios. Neste mês, cerimônias oficiais em diversos pontos de parada receberam a embarcação festivamente, inaugurando os seus serviços que suprem as históricas ausências do Estado na imensidão amazônica.

Além da saúde física, a iniciativa transporta ainda saúde espiritual, já que sacerdotes e freiras também singram o gigante Amazonas a bordo do barco-hospital para atender uma população que convive com sérias limitações de mobilidade e acesso a todo tipo de serviço.

Um pedido do próprio Papa

O projeto foi solicitado pelo pontífice durante um encontro com os frades da Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, no Rio de Janeiro, em 2013. A diocese de Óbidos se engajou na resposta ao pedido do Papa com o apoio dos frades franciscanos, do Ministério Público do Trabalho de São Paulo e do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região.

Dom Bernardo Bahlmann, bispo de Óbidos e presidente da CNBB Norte 2, e o frei Francisco Belotti, fundador da Fraternidade, estiveram no Vaticano em novembro de 2018 para apresentar o projeto ao Papa Francisco.

Dom Bernardo conta:

“Muita gente, sobretudo no interior, já não vai mais para a cidade procurar um médico e fica doente em casa. E, a partir disso, pensamos que poderia ser um barco, que fosse até as comunidades. Se as pessoas não vão até o hospital, o hospital vai até eles. E assim nasceu essa ideia, que se tornou um sonho e que surgiu às margens do Rio Amazonas, olhando pra ele”.

Como será o atendimento

Além dos frades e voluntários, a comitiva que percorre o trajeto hidroviário também é composta pela tripulação da Marinha Mercante e por uma equipe de saúde que reúne religiosas das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, de São José dos Campos. Já existe uma lista de médicos interessados em ajudar no atendimento.

O Barco-Hospital está se preparando para fazer expedições de 10 dias, com base em Óbidos, para realizar os atendimentos de atenção básica à saúde, além de ações e exames para prevenir e diagnosticar precocemente o câncer da população ribeirinha daquela região amazônica. Para tanto, a embarcação oferece consultórios, centro cirúrgico, laboratórios, leitos de enfermaria e salas especiais, como a de vacinação, além de equipamentos para realizar os exames.

Os casos de maior complexidade serão encaminhados aos hospitais de base de Óbidos, Juruti e Alenquer.

Com informações do Vatican News

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

O que mata mais: as drogas ou a tentativa de reprimi-las?

MAURO SANTAYANA   A situação chegou a tal ponto que essa...

Elite brasileira usa a Copa do Mundo para mostrar seu desconforto em ser brasileira

A Elite brasileira e a Copa do Mundo Por: Mauricio Savarese “Abaixo este...

A voz da favela contra a pirotécnica política de segurança pública oficial

Ao longo desses últimos dois meses as áreas periféricas...

Casal Obama declara rendimento de R$ 9,6 milhões

Presidente dos EUA tem salário anual de R$ 655...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=