Ativismo de Cabelo

Enviado por / FonteMulher Universo

Há um tempo eu escutei pela primeira vez o termo “Ativismo de cabelo” em uma matéria que questionava os padrões de beleza em uma sociedade cada vez mais narcisista, onde só existe um tipo de beleza que deve ser seguido por todas as pessoas, independente de sua raça e características próprias.

O chamado ativismo de cabelo prega que as mulheres negras não tenham que alisar e maltratar seu cabelo para se encaixar em um determinado padrão de beleza, que é ilusório e cresce em cima da baixa autoestima das mulheres reais, ditando como elas devem ser e oque é ou não bonito.

No ativismo de cabelo, percebe-se o cabelo crespo ou cacheado, não como um animal raivoso a ser domado, mas como ancestralidade e característica própria da mulher negra, que deve ser conservada e respeitada quebrando o modelo de “beleza” imposta pela sociedade e mídia que adoram um racismo estrutural.

Para ilustrar melhor o tema, vou contar uma pequena história. Eu sou negra, tenho o cabelo cacheado, minha mãe é negra e tem o cabelo crespo, crespo mesmo. Durante muitos anos a vi reclamando do cabelo, por que era feio, não podia soltar e então um belo dia ela apareceu com o cabelo alisado, eu cresci com o meu cabelo, cacheado sempre preso, raramente soltava, era muito “volumoso” não era “bonito”, não estava nos “padrões”, eu era criticada pelos meus colegas (sexo masculino) e também pelo meu próprio namorado, que se ofereceu pra pagar um alisamento químico pra mim, que não aceitei.

Nessa época comecei a pensar que as pessoas que me amavam deveriam me aceitar como sou não querer me mudar, que não tinha nada de errado com o meu cabelo cacheado, foi ai que resolvi mudar, que resolvi assumir quem eu sou assumir meus cachos, não iria alisar para satisfazer os outros e ao contrário do que pensei, fui muito elogiada.

A mulher negra não precisa ser escrava de chapinha, nem de negar sua beleza real para aderir padrões ilusórios de beleza. A mulher negra tem o direito de assumir sua identidade e ancestralidade e romper com esse racismo nosso de cada dia.

Dicas e cuidados para cabelos crespos

1) Fios hidratados

Se o cabelo não estiver hidratado, dificilmente você terá cachos sedosos e definidos. O truque é substituir o condicionador usado no banho por uma máscara de hidratação. “O condicionador limpa, mas não contribui tanto assim para a hidratação do fio. Além disso, é importante lavar bem e retirar todo o produto, porque qualquer resíduo pode se tornar um sebo e grudar no couro cabeludo, causando coceira e descamação”.

2) Nada de elástico

Quem prede  o cabelo com elástico não sabe o crime que está cometendo contra os fios. “O cabelo crespo nasce em espiral e, com a tração causada pelo uso do elástico, acaba formando frizz e quebrando os fios”.

3) O difusor é seu melhor amigo

Nunca ouviu falar? É aquele acessório arredondado que deve ser acoplado no bico do secador. Segundo o cabeleireiro, ele é a melhor arma das mulheres para ajudar na hora de conseguir cachos definidos. “O difusor serve para definir as ondas, enquanto o secador tem um efeito mais ‘alisante’. O truque é não usá-lo com a temperatura muito alta. Lembre-se que é para definir as ondas, e não para tostar os fios”.

4) Invista em um leave in

“O cabelo crespo ou encaracolado perde água com muita facilidade”. Nesse caso, o leave in funciona como uma película protetora dos fios, mantendo-os hidratados por mais tempo.

5) Trate os fios com cuidado

É preciso ter cuidado até na hora de pentear o cabelo. “Se for desembaraçá-lo, faça-o apenas debaixo d’água e com algum creme para pentear, para não quebrar os fios. Além disso, evite usar prancha ou chapinha para alisá-lo, principalmente se o cabelo já tiver química por causa de relaxamentos”. E curta um estilo natural.

 

 

+ sobre o tema

Companhia de produção de Viola Davis oficializa parceria com a Amazon

A JuVee Productions, companhia de produção chefiada por Viola Davis e Julius Tennon, assinou...

Manchas e quelóides são mais comuns na mulher negra

Apesar de ser mais firme e elástica, a pele...

Luedji Luna firma parcerias com escritoras e poetas negras em álbum imerso em referências aquáticas

Caracterizado como disco fluido, imerso em referências aquáticas, como...

para lembrar

Novo DVD de Beyoncé terá cenas dos shows no Brasil.

  O novo DVD da superstar Beyoncé já está pronto...

Amazonas de Daomé: As mulheres mais temidas do mundo

Bravas guerreiras da África Ocidental repeliram com sucesso invasores...

Países ibero-americanos criam fundo para história do povo negro

Ao fim do Encontro Ibero-americano do Ano Internacional dos...

Álbum solo “Boogie Naipe” do Mano Brown é indicado ao Grammy Latino

Após anos de muita expectativa, o álbum de estreia...
spot_imgspot_img

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...
-+=