“O legado da escravidão sobre a democracia existente no Brasil” é o tema da aula de hoje do curso Raça, Gênero, Democracia e Participação Política no Brasil

O curso iniciou no dia 22/09, com a conferência “A questão racial e a democracia no Brasil”, realizada pela militante antirracista e feminista e doutora em educação Sueli Carneiro (acesse a primeira aula neste link). A segunda aula abordouRaça, Racismo e Dominação na Democracia Liberal” a partir das reflexões de Hélio Santos – ativista do movimento social negro e doutor em administração, e de Gabriel Sampaio – advogado e mestre em Direito das Relações Sociais. (acesse a segunda aula neste link)

O curso está com suas 800 vagas preenchidas e todas as pessoas interessadas podem assistir as aulas na página do Facebook da Escola do Parlamentohttps://www.facebook.com/eparlamento/  e de Geledés Instituto da Mulher Negra– https://www.facebook.com/geledes/

Veja a programação de próximas aulas dos cursos abaixo:

 

Aula 06/10 – O legado da escravidão sobre a democracia existente no Brasil

Luciana Brito – Doutora em História Social pela USP. Foi pesquisadora visitante no Instituto Du Bois da Universidade de Harvard e bolsista Fulbright na New York University. É professora do colegiado de História da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Matheus Gato –  Doutor em Sociologia pela USP. Foi Visiting Student Researcher Collaborator em Princeton University e realizou estágio pós-doutoral em Harvard University. É professor do Departamento de Sociologia da Unicamp.

  • Aula 13/10 – Patriarcado e as mulheres na arena democrática brasileira

Edilza Sotero – Doutora em Sociologia pela USP. Realizou Pós-Doutorado na Brown University (2015-2016). É professora Adjunta no Departamento de Educação da Universidade Federal da Bahia.

Maria Betânia Ávila – Socióloga, doutora em Sociologia pela UFPE. É coordenadora geral e pesquisadora do SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia, atuando principalmente nos seguintes temas: feminismo, mulheres, direitos reprodutivos, trabalho, participação política e movimento de mulheres.

  • Aula 20/10 – Relações de poder e a construção da subalternidade de raça e gênero

Rosane Borges – Jornalista, pesquisadora colaboradora do Colabor (Centro Multidisciplinar de Pesquisas em Criações Colaborativas e Linguagens Digitais), da ECA-USP. Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela USP. É articulista da Revista Carta Capital Digital e do blog da Editora Boitempo, escreve regularmente nos portal de notícia “Jornalistas Livres”.

Uvanderson Silva – Doutor em Sociologia Política pelo IESP-UERJ. É gestor de projetos no Fundo Brasil de Direitos Humanos. Atua como consultor em diversas organizações sociais e no poder público.

  • Aula 27/10 – Partidos políticos e (sub)representação racial e de gênero

Luís Augusto Campos – Professor de Sociologia e Ciência Política no IESP-UERJ e Doutor em Sociologia pelo mesmo instituto. Realizou estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris e estágio pós-doutoral na Universidade de Nova Iorque e no Observatoire Sociologique du Changement (SciencesPo).

Vilma Reis – Socióloga, professora, ativista do Movimento de Mulheres Negras, defensora de Direitos Humanos e doutoranda em Estudos Étnicos e Africanos no PosAfro-UFBA.

  • Aula 03/11 – O ativismo de negras e negros em defesa de direitos

Allyne Andrade – Advogada, possui doutorado e mestrado em Direito pela USP. Obteve o LLM – Master of Laws – na área de Teoria Crítica Racial da Faculdade de Direito da Universidade da Califórnia, Los Angeles – UCLA School of Law. É superintendente adjunta do Fundo Brasil de Direitos Humanos.

Juarez Xavier –  Doutor em Ciências da Comunicação pela USP. É professor assistente da UNESP. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico).

Petrônio Domingues – Doutor em História pela USP. É professor associado do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professor permanente do Mestrado Acadêmico em História (PROHIS) e da Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Sociologia da mesma universidade. Foi Visiting Scholar na Rutgers – The State University of New Jersey (EUA), no Department of Africana Studies e realizou pós-doutorado na UFRJ.

  • Aula 10/11 – Promoção da equidade de raça e gênero

Monique Evelle – Bacharel em Humanidades – com ênfase em Política e Gestão da Cultura – pela Universidade Federal da Bahia (2013 – 2016) e pós-graduanda em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Em 2011 criou o Desabafo Social, laboratório de tecnologias sociais aplicadas à geração de renda, educação e comunicação. É sócia da SHARP, hub de inteligência cultural.

Sales Augusto – Doutor em Sociologia pela UnB. Pós-doutorado pelo Department of African & African Diaspora Studies (DAADS) at the University of Wisconsin Milwaukee (UWM) e pelo Department of Africana Studies at Brown University. É pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino e na Pesquisa (INCTI) da UnB.

Selma Moreira – Formada em gestão de negócios, com especialização em gestão estratégica, comunicação organizacional e relações públicas e em gestão de empreendimentos. Profissional com larga experiência em projetos de gestão direcionados ao desenvolvimento social e atividades de planejamento relacionadas à programas de responsabilidade social corporativa e educação ambiental.

  • Aula 17/11 – Conferência de Encerramento – Enquanto houver racismo não haverá democracia

Douglas Belchior – Douglas Belchior é professor formado em História pela PUC/SP. Fundador e professor no Movimento Uneafro-Brasil. Palestrante e conferencista sobre as temáticas história das lutas sociais no Brasil, questão racial no Brasil e direitos humanos. Coordenador de Articulação de Projetos do Fundo Brasil de Direitos Humanos. Integrante da Coalizão Negra por Direitos.

Juliana Gonçalves – Mestranda em Estudos Culturais pela USP. É jornalista formada pela Universidade Mackenzie e pós-graduada em Jornalismo Literário. Ativista dos direitos humanos com foco em raça e gênero, integra a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial de São Paulo e a Marcha das Mulheres Negras/SP. Atualmente coordena a articulação política da Mandata Quilombo da Deputada Estadual Erica Malunguinho.

Ricardo Henriques – Foi Secretário Nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação e Secretário Executivo do Ministério de Desenvolvimento Social, quando coordenou o desenho e a implantação inicial do Programa Bolsa Família. Foi assessor especial do presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e pesquisador e diretor adjunto da área social do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). No Rio de Janeiro, foi Secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e Presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos, quando desenvolveu o Programa UPP Social. É membro do Conselho de Administração do Todos pela Educação.

+ sobre o tema

para lembrar

Mural com rosto de Mandela é apagado em escola que adotará gestão militar no DF

Frase do ex-presidente da África do Sul também foi...

Universidade Federal de Minas Gerais adota critérios mais rígidos para cotas raciais

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) passou a adotar critérios...

Inscrições para nova seleção da USP com nota do Enem terminam nesta terça (31)

Os candidatos interessados em ingressar na USP (Universidade de São...

Professor de Gana ensina os alunos a usarem o Word com desenhos na lousa

Um post no Facebook feito por um professor de Gana viralizou...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=