“O legado da escravidão sobre a democracia existente no Brasil” é o tema da aula de hoje do curso Raça, Gênero, Democracia e Participação Política no Brasil

O curso iniciou no dia 22/09, com a conferência “A questão racial e a democracia no Brasil”, realizada pela militante antirracista e feminista e doutora em educação Sueli Carneiro (acesse a primeira aula neste link). A segunda aula abordouRaça, Racismo e Dominação na Democracia Liberal” a partir das reflexões de Hélio Santos – ativista do movimento social negro e doutor em administração, e de Gabriel Sampaio – advogado e mestre em Direito das Relações Sociais. (acesse a segunda aula neste link)

O curso está com suas 800 vagas preenchidas e todas as pessoas interessadas podem assistir as aulas na página do Facebook da Escola do Parlamentohttps://www.facebook.com/eparlamento/  e de Geledés Instituto da Mulher Negra– https://www.facebook.com/geledes/

Veja a programação de próximas aulas dos cursos abaixo:

 

Aula 06/10 – O legado da escravidão sobre a democracia existente no Brasil

Luciana Brito – Doutora em História Social pela USP. Foi pesquisadora visitante no Instituto Du Bois da Universidade de Harvard e bolsista Fulbright na New York University. É professora do colegiado de História da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Matheus Gato –  Doutor em Sociologia pela USP. Foi Visiting Student Researcher Collaborator em Princeton University e realizou estágio pós-doutoral em Harvard University. É professor do Departamento de Sociologia da Unicamp.

  • Aula 13/10 – Patriarcado e as mulheres na arena democrática brasileira

Edilza Sotero – Doutora em Sociologia pela USP. Realizou Pós-Doutorado na Brown University (2015-2016). É professora Adjunta no Departamento de Educação da Universidade Federal da Bahia.

Maria Betânia Ávila – Socióloga, doutora em Sociologia pela UFPE. É coordenadora geral e pesquisadora do SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia, atuando principalmente nos seguintes temas: feminismo, mulheres, direitos reprodutivos, trabalho, participação política e movimento de mulheres.

  • Aula 20/10 – Relações de poder e a construção da subalternidade de raça e gênero

Rosane Borges – Jornalista, pesquisadora colaboradora do Colabor (Centro Multidisciplinar de Pesquisas em Criações Colaborativas e Linguagens Digitais), da ECA-USP. Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela USP. É articulista da Revista Carta Capital Digital e do blog da Editora Boitempo, escreve regularmente nos portal de notícia “Jornalistas Livres”.

Uvanderson Silva – Doutor em Sociologia Política pelo IESP-UERJ. É gestor de projetos no Fundo Brasil de Direitos Humanos. Atua como consultor em diversas organizações sociais e no poder público.

  • Aula 27/10 – Partidos políticos e (sub)representação racial e de gênero

Luís Augusto Campos – Professor de Sociologia e Ciência Política no IESP-UERJ e Doutor em Sociologia pelo mesmo instituto. Realizou estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris e estágio pós-doutoral na Universidade de Nova Iorque e no Observatoire Sociologique du Changement (SciencesPo).

Vilma Reis – Socióloga, professora, ativista do Movimento de Mulheres Negras, defensora de Direitos Humanos e doutoranda em Estudos Étnicos e Africanos no PosAfro-UFBA.

  • Aula 03/11 – O ativismo de negras e negros em defesa de direitos

Allyne Andrade – Advogada, possui doutorado e mestrado em Direito pela USP. Obteve o LLM – Master of Laws – na área de Teoria Crítica Racial da Faculdade de Direito da Universidade da Califórnia, Los Angeles – UCLA School of Law. É superintendente adjunta do Fundo Brasil de Direitos Humanos.

Juarez Xavier –  Doutor em Ciências da Comunicação pela USP. É professor assistente da UNESP. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico).

Petrônio Domingues – Doutor em História pela USP. É professor associado do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professor permanente do Mestrado Acadêmico em História (PROHIS) e da Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Sociologia da mesma universidade. Foi Visiting Scholar na Rutgers – The State University of New Jersey (EUA), no Department of Africana Studies e realizou pós-doutorado na UFRJ.

  • Aula 10/11 – Promoção da equidade de raça e gênero

Monique Evelle – Bacharel em Humanidades – com ênfase em Política e Gestão da Cultura – pela Universidade Federal da Bahia (2013 – 2016) e pós-graduanda em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Em 2011 criou o Desabafo Social, laboratório de tecnologias sociais aplicadas à geração de renda, educação e comunicação. É sócia da SHARP, hub de inteligência cultural.

Sales Augusto – Doutor em Sociologia pela UnB. Pós-doutorado pelo Department of African & African Diaspora Studies (DAADS) at the University of Wisconsin Milwaukee (UWM) e pelo Department of Africana Studies at Brown University. É pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino e na Pesquisa (INCTI) da UnB.

Selma Moreira – Formada em gestão de negócios, com especialização em gestão estratégica, comunicação organizacional e relações públicas e em gestão de empreendimentos. Profissional com larga experiência em projetos de gestão direcionados ao desenvolvimento social e atividades de planejamento relacionadas à programas de responsabilidade social corporativa e educação ambiental.

  • Aula 17/11 – Conferência de Encerramento – Enquanto houver racismo não haverá democracia

Douglas Belchior – Douglas Belchior é professor formado em História pela PUC/SP. Fundador e professor no Movimento Uneafro-Brasil. Palestrante e conferencista sobre as temáticas história das lutas sociais no Brasil, questão racial no Brasil e direitos humanos. Coordenador de Articulação de Projetos do Fundo Brasil de Direitos Humanos. Integrante da Coalizão Negra por Direitos.

Juliana Gonçalves – Mestranda em Estudos Culturais pela USP. É jornalista formada pela Universidade Mackenzie e pós-graduada em Jornalismo Literário. Ativista dos direitos humanos com foco em raça e gênero, integra a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial de São Paulo e a Marcha das Mulheres Negras/SP. Atualmente coordena a articulação política da Mandata Quilombo da Deputada Estadual Erica Malunguinho.

Ricardo Henriques – Foi Secretário Nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação e Secretário Executivo do Ministério de Desenvolvimento Social, quando coordenou o desenho e a implantação inicial do Programa Bolsa Família. Foi assessor especial do presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e pesquisador e diretor adjunto da área social do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). No Rio de Janeiro, foi Secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e Presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos, quando desenvolveu o Programa UPP Social. É membro do Conselho de Administração do Todos pela Educação.

+ sobre o tema

Como funciona o programa Pé-de-Meia e como sacar o primeiro pagamento

Estudantes que concluíram um dos três anos do ensino médio...

UFRB amplia para 40% a reserva de vagas para negros(as) em concursos para docentes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) dá...

Estudantes de licenciatura podem se cadastrar para concorrer a bolsas

Os novos alunos matriculados em cursos de licenciatura presenciais em 2025 que foram...

Começa convocação de estudantes em lista de espera do Sisu

Os candidatos selecionados pela lista de espera do Sistema...

para lembrar

USP oferece 10 mil vagas em curso gratuito 100% online

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão...

Número de inscrições no sistema de seleção do Enem passa de 335 mil, diz MEC

O MEC (Ministério da Educação) informou na noite deste...

Mais de 30 mil escolas vão ter aula em tempo integral este ano, diz presidente

Programa Mais Educação deve beneficiar 5 milhões de estudantes   SÃO...

Estou pronto para cursar uma Pós Graduação?

Para cursar uma pós graduação, a primeira coisa a...
spot_imgspot_img

Chance de faculdade para jovem de classe média-alta é mais que triplo da registrada por pobre

A probabilidade de um jovem de classe média-alta cruzar a barreira do ensino médio e ingressar em uma universidade é mais que o triplo da registrada...

Como funciona o programa Pé-de-Meia e como sacar o primeiro pagamento

Estudantes que concluíram um dos três anos do ensino médio regular em escola pública em 2024 poderão sacar R$ 1 mil do programa Pé-de-Meia, do governo...

UFRB amplia para 40% a reserva de vagas para negros(as) em concursos para docentes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) dá um importante passo rumo à ampliação da  diversidade em seu quadro de servidores(as). A Procuradoria-Geral...
-+=