Universidade Federal de Minas Gerais adota critérios mais rígidos para cotas raciais

Enviado por / FonteDo G1

Quem se autodeclarar negro terá que informar se é preto ou pardo e escrever a justificativa. Comissão vai analisar as autodeclarações.

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) passou a adotar critérios mais rígidos para quem pretende ingressar pelo sistema de cotas.

Quanta gente diferente. É a cara do Brasil. E você? Qual a sua raça, cor?

Mas e quando essa autodeclaração vale uma vaga na universidade? O Lúcio viu a polêmica na UFMG. Um aluno aprovado em medicina acabou deixando o curso depois da denúncia de fraude na autodeclaração para cota racial.

“Quando você finalmente cria uma coisa positiva em ser preto e as pessoas brancas vêm furtar essa positividade, essa ação afirmativa, eu acho que precisa de um pouco mais de ações de modo a coibir essa fraude”, afirmou o estudante de medicina Lúcia Gustavo Braz.

Agora, quem se autodeclarar negro na UFMG vai ter que informar se é preto ou pardo e escrever a justificativa. O documento diz que informações falsas podem levar à perda do direito à vaga.

A medida vale para os novos candidatos da graduação e da pós-graduação. Tudo acompanhado por uma comissão da universidade.

“O aluno vai pensar duas vezes antes do que ele simplesmente marcava com um X no ato da matrícula”, explicou o reitor da UFMG, Jaime Arturo Ramirez.

A lei de cotas prevê que 50% das vagas de universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia devem ser reservadas a estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas e essas vagas devem ser divididas seguindo alguns critérios: faixa de renda, deficiência e cor. No caso da cor, basta a autodeclaração do estudante.

Mas um levantamento feito pelo pesquisador da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Adilson Pereira dos Santos mostra que, das 104 instituições públicas de ensino superior do país, só nove tiveram comissões para analisar as autodeclarações em 2017. O professor considera um avanço a criação de comissões de verificação e os documentos de justificativa, mas defende que deveriam existir critérios nacionais.

“Eu acho que é necessário que haja uma orientação centralizada em relação ao comportamento das instituições porque, caso isso não ocorra, você vai gerar uma série de ações desencontradas e que não é bom para a política pública”, disse o coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da UFOP, Adilson Pereira dos Santos.

A cota racial ajudou a Heloísa Aparecida Gomes a conquistar uma vaga na universidade pública, em Ouro Preto.

“Como eu vim de escola pública, me ajudou muito. Faz toda diferença. E eu imagino que tenha pessoas que precisam mais do que eu ainda”, disse a estudante de Educação Física.

+ sobre o tema

para lembrar

MEC prorroga matrícula de aprovados na primeira chamada do Sisutec

  O prazo para matrícula dos aprovados na primeira chamada...

Pais dizem que alunos são obrigados a varrer a escola

A denúncia foi encaminhada ao Conselho Tutelar, que chamou...

Curso de África para professores

Ao cumprimentá-los, tomo a liberdade de repassar-lhes minuta...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=