IBGE inicia Censo nos quilombos de Alagoas e, pela primeira vez, permite autodeclaração como quilombola

Enviado por / FonteG1

Há expectativa de presença das localidades quilombolas em 56 dos 102 municípios alagoanos.

O IBGE realizou nesta quarta-feira (17) o Dia de Mobilização do Censo Quilombola, inaugurando oficialmente o Censo Demográfico 2022 nas comunidades quilombolas no país. Em Alagoas, o evento ocorreu na Comunidade do Muquém, agrupamento quilombola no município de União dos Palmares, na Zona da Mata.

O Censo 2022 irá aplicar, pela primeira vez, a pergunta sobre autodeclaração e a qual comunidade o quilombola pertence. Caso o informante se declare quilombola, o recenseador perguntará “Qual o nome da sua comunidade?”.

Essas duas perguntas possibilitarão que todo o restante do questionário, com temas como trabalho, renda, saúde, educação, gere dados para a população quilombola e também para cada comunidade quilombola.

Pela manhã, agentes do IBGE realizaram a reunião de abordagem junto às lideranças locais, apresentando os recenseadores responsáveis pela aplicação do questionário nos domicílios da região.

Em Alagoas, foram mapeados três territórios quilombolas: Cajá dos Negros, em Batalha; Tabacaria, em Palmeira dos Índios e Abobreiras, em Teotônio Vilela.

O estado conta ainda com 77 agrupamentos quilombolas e 103 áreas de interesse operacional quilombola. Há expectativa de presença das localidades quilombolas em 56 dos 102 municípios alagoanos.

Quem responde ao Censo Quilombola?

A questão “Você se considera quilombola?” não vai aparecer em todos os questionários, apenas em locais previamente definidos pelo IBGE. Há três diferentes tipos de áreas quilombolas mapeadas pelo IBGE:

  • territórios quilombolas oficialmente delimitados: segundo informações do INCRA e institutos de terra estaduais;
  • agrupamentos quilombolas: áreas com pelo menos 15 indivíduos e domicílios próximos espacialmente e nos quais as pessoas estabelecem laços de parentescos ou comunitários
  • áreas de interesse operacional quilombola: área definida a partir de dados do IBGE e de registros administrativos de órgãos oficiais e instituições parceiras, caracterizadas pela dispersão dos domicílios ocupados ou onde não foi possível confirmar a presença de população quilombola.

+ sobre o tema

Walé Oyéjidé estilista nigeriano fala sobre moda masculina e mais

Diretamente dos EUA, onde mora atualmente, o estilista nigeriano Walé...

Coleção autores africanos

ALBERTO MUSSA Em 1979, com A vida verdadeira de Domingos Xavier,...

para lembrar

Ellen Oléria The Voice of Brasil

  A vencedora do The Voice Brasil é Ellen...

Tereza Cárdenas, escritora: ‘No princípio, o universo era todo branco’

Vencedora do Casa de las Américas por ‘Cartas para...

13 negros vencedores do Oscar

Em 1987, ao subir ao palco, Eddie Murphy reclamou...

Hip-Hop: Livro #PoucasPalavras será lançado na próxima terça

Na próxima terça-feira (19), o Sesc São Carlos...
spot_imgspot_img

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Filhos de Bob Marley anunciam primeira turnê coletiva em duas décadas

Bob Marley teve, ao total, 11 filhos, e cinco deles preparam a turnê coletiva The Marley Brothers: A Legacy Tour, que percorrerá a América do Norte...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...
-+=