Alemanha oferece bolsas de estudo para líderes brasileiros

São Paulo – A Fundação Alexander Humboldt está com oportunidades de bolsas de estudo para pesquisa de um ano na Alemanha. As inscrições vão até o dia 15 de setembro.

Por Camila Pati, do Exame 

Foto: Hill Street Studios/Getty Images

Brasileiros com formação superior completa e experiência em cargos de liderança nas áreas de administração de empresas, economia, política, mídia e cultura podem se candidatar ao programa German Chancelor Fellowship. Chineses, russos, norte-americanos e indianos também podem se inscrever.

Fluência em inglês ou em alemão é apenas um dos requisitos da bolsa. Outra exigência é apresentação de uma carta de recomendação de um mentor para a pesquisa, que pode ser de instituição de ensino privada ou pública, e seu campo de trabalho deverá ser relacionado ao projeto apresentado. Todos os requisitos podem ser conferidos no edital da bolsa publicado no site da fundação.

Os aprovados receberão ajuda mensal que varia entre 2.150 euros e 2.750 euros, dependendo de suas qualificações. Despesas com viagem ou com cursos adicionais de alemão e ainda suporte para a família acompanhar o bolsista também estão previstos na bolsa.

Nos primeiros dois meses da estada, os bolsistas farão curso intensivo de alemão e nos 12 meses seguintes poderão desenvolver seus projetos de pesquisa.

SERVIÇO
German Chancelor Fellowship
Inscrições: até 15 de setembro pelo site da Fundação Alexander Humboldt

+ sobre o tema

para lembrar

Plano de aula – A Literatura Afro-brasileira (em vídeo)

A Literatura Afro-brasileira (vídeo) por Zelinda Barros https://youtu.be/nxTXptcQjLE Videoaula de Literatura Afro-brasileira do...

Leia aqui: Cartilha sobre bullying será distribuída nas escolas

Cerca de 46 mil exemplares elaborados pelo Conselho Nacional...

“Educação é o caminho para combater o preconceito racial”, afirma Renato Janine

Ministro da Educação participou de evento para discutir o...

Mais de 50 mil indígenas farão Enem para tentar vaga em universidade

Em aldeia da etnia pareci, oito estudantes já escolheram...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=