Obama nomeia astronauta negro para dirigir Nasa

Lista Discriminação racial.

Fonte: da France Presse, em Washington

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, decidiu nomear o ex-astronauta negro Charles Bolden para diretor da Nasa, a agência espacial norte-americana, anunciou neste sábado a Casa Branca em um comunicado.

Bolden, de 62 anos, general da reserva da infantaria da Marinha, será o primeiro negro a dirigir a Nasa, se o Senado confirmar a designação. Será também o segundo astronauta a dirigir a agência. O primeiro foi Richard Truly, entre 1989 e 1992.

Obama também deverá nomear sua conselheira para temas espaciais, Lori Garver, como auxiliar de Bolden.
“São personalidades talentosas que ajudarão a NASA a estender os limites da ciência, da aeronáutica e da exploração no século 21”, frisou o presidente, citado no comunicado.

Bolden participou de quatro voos espaciais antes de deixar a agência espacial em 1994. Ele vai se tornar o 12º administrador da Nasa em 51 anos de história da instituição.

Desafios

A agência foi fundada em outubro de 1958 em meio à corrida espacial com a então União Soviética, que levava vantagem na disputa até ali. Agora, meio século depois, são os chineses que começam a aparecer como nação a ofuscar o domínio norte-americano no espaço.
Um dos principais desafios da Nasa agora é o desenvolvimento de uma nova frota de veículos que leve homens ao espaço, tema que encontra em Bolden um forte aliado, como ressaltam analistas. Os atuais ônibus espaciais voam desde 1981 e são muito usados na construção da ISS (Estação Espacial Internacional, na sigla em inglês), local estabelecido para pesquisa e para aprender a viver no espaço.

Esses voos tiveram a imagem arranhada por dois graves acidentes, que deixaram um total de 14 astronautas mortos, e constantes problemas técnicos.

O último acidente, do Columbia, em 2003, fez com que o governo de George W. Bush determinasse em 2004 que novos veículos fossem construídos. A última missão da atual frota está marcada para começar no dia 31 de maio de 2010, com o lançamento da Endeavour. A Nasa tem um total de oito missões prontas prontas para voar.

+ sobre o tema

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

para lembrar

Dilma se muda para a Granja do Torto onde vai morar até a posse

Na foto, granja do Torto A presidenta eleita, Dilma Rousseff,...

Votos brancos, nulos ou a política do cínico e do otário

Cínicos são os que acionam a armadilha da não...

“O que é Privilégio”? Ou, há mesmo “meritocracia”? Faça o teste

Por  Alexandre Bahia Do Alex Processo Abaixo a tradução do teste: Quantos...

Barack Obama visitará ilha que é símbolo da escravidão com a família

Obama é o primeiro presidente americano negro a visitar...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs a ditadura militar ao Brasil, em 1964, atesta o apagamento histórico de vários personagens essenciais...
-+=