Barack Obama visitará ilha que é símbolo da escravidão com a família

Obama é o primeiro presidente americano negro a visitar este local histórico e classificado como Patrimônio Mundial da Unesco

 

Por: France Presse

DACAR – Barack Obama visitará nesta quinta-feira (26/6) junto com a família a ilha de Goreia, símbolo da escravidão, em uma viagem histórica para o primeiro presidente americano negro, que tem um pai queniano e uma esposa descendente de escravos.

Obama será o terceiro presidente, depois de Bill Clinton em 1998 e George Bush em 2003, a visitar Goreia, situada a 20 minutos de barco da capital Dacar. Mas Obama é o primeiro presidente americano negro a visitar este local histórico e classificado como Patrimônio Mundial da Unesco.

Ele estará acompanhado de sua esposa Michelle, uma afro-americana descendente de escravos, para quem a visita terá um valor ainda mais simbólico.

Antes de Goreia, o presidente fez com sua esposa, em 2009, sua primeira visita à África Subsaariana. Na época, eles foram ao forte ganense de Cape Coast, outro local de tráfico de negros na Gold Coast, a atual Gana.

Goreia é uma etapa quase obrigatória para os dirigentes do mundo que visitam o Senegal. Por lá já passaram visitantes ilustres como o Papa João Paulo II e o primeiro presidente sul-africano negro, Nelson Mandela, além de afro-americanos famosos como o pastor Jesse Jackson.

Na ilha, é possível visitar a chamada “Casa dos Escravos”, de onde partiam em sua última viagem os escravos conduzidos para as plantações na América.

Segundo os historiadores, Goreia desempenhou um papel importante no tráfico de escravos atlântico. Depois do português Denis Dias, que foi o primeiro europeu a a desembarcar na então ilha deserta, em 1444, Goreia foi ocupada no início do século XVII pelos holandeses, que lhe deram o nome de Goree, abreviação de “Goede Reede” ou “boa enseada”, pela facilidade de acesso ao local.

Os holandeses, exceto por uma breve ocupação inglesa em 1664, dominaram a ilha, ambicionada por muitas potências europeias, como Portugal, até sua tomada pelos franceses em 1677.

Visita sob forte vigilância

Em função da visita de Obama, Goreia foi colocada sob forte vigilância. O cais foi reformado e policiais circulam pelas ruas enfeitadas e limpas para a ocasião. O comércio será fechado no dia da visita do presidente, quinta-feira.

“Os locais que receberão os americanos e os itinerários da comitiva estão protegidos por um forte esquema de segurança”, afirmou uma fonte da segurança. Para garantir a segurança na ilha, a polícia deteve 18 pessoas, numa operação que revoltou alguns habitantes do lugar.

“A escravidão voltou e isso não é certo”, afirmou uma moradora, que se queixa das restrições de movimento dos locais.

“Tivemos a mesma experiência com as visitas de um presidente americano. Mas os presidentes e o contexto são diferentes e a população ficará contente de receber o primeiro presidente negro dos Estados Unidos”, afirmou o prefeito de Goreia, Augustin Senghor.

Obama inicia quarta-feira périplo para tentar reativar relação com África

 

Fonte: Correio Braziliense

+ sobre o tema

Pobre Palmares!

  por Arísia Barros União,a terra de Zumbi, faz parcas e...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

para lembrar

Rio+20: Manifestações livres sobre qualquer assunto

Por Leno F. Silva   Digamos que este Junho...

São Paulo: Show Almir Sater

  Credicard Hall - Sábado 07, 22h Nascido...

Extrema pobreza reduz 63,3% nos últimos dez anos

Só em 2012, foram 1 milhão de pessoas que...

Fátima Oliveira: ‘Meio ambiente não é adereço’

Um recado firme e perfeito: "meio ambiente não é...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Barack Obama elege seus filmes favoritos de 2023; veja lista

Tradicionalmente, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escolhe seus filmes, músicas e livros favoritos do ano. Nesta quarta-feira (27), Obama compartilhou em suas...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...
-+=