Barack Obama visitará ilha que é símbolo da escravidão com a família

Obama é o primeiro presidente americano negro a visitar este local histórico e classificado como Patrimônio Mundial da Unesco

 

Por: France Presse

DACAR – Barack Obama visitará nesta quinta-feira (26/6) junto com a família a ilha de Goreia, símbolo da escravidão, em uma viagem histórica para o primeiro presidente americano negro, que tem um pai queniano e uma esposa descendente de escravos.

Obama será o terceiro presidente, depois de Bill Clinton em 1998 e George Bush em 2003, a visitar Goreia, situada a 20 minutos de barco da capital Dacar. Mas Obama é o primeiro presidente americano negro a visitar este local histórico e classificado como Patrimônio Mundial da Unesco.

Ele estará acompanhado de sua esposa Michelle, uma afro-americana descendente de escravos, para quem a visita terá um valor ainda mais simbólico.

Antes de Goreia, o presidente fez com sua esposa, em 2009, sua primeira visita à África Subsaariana. Na época, eles foram ao forte ganense de Cape Coast, outro local de tráfico de negros na Gold Coast, a atual Gana.

Goreia é uma etapa quase obrigatória para os dirigentes do mundo que visitam o Senegal. Por lá já passaram visitantes ilustres como o Papa João Paulo II e o primeiro presidente sul-africano negro, Nelson Mandela, além de afro-americanos famosos como o pastor Jesse Jackson.

Na ilha, é possível visitar a chamada “Casa dos Escravos”, de onde partiam em sua última viagem os escravos conduzidos para as plantações na América.

Segundo os historiadores, Goreia desempenhou um papel importante no tráfico de escravos atlântico. Depois do português Denis Dias, que foi o primeiro europeu a a desembarcar na então ilha deserta, em 1444, Goreia foi ocupada no início do século XVII pelos holandeses, que lhe deram o nome de Goree, abreviação de “Goede Reede” ou “boa enseada”, pela facilidade de acesso ao local.

Os holandeses, exceto por uma breve ocupação inglesa em 1664, dominaram a ilha, ambicionada por muitas potências europeias, como Portugal, até sua tomada pelos franceses em 1677.

Visita sob forte vigilância

Em função da visita de Obama, Goreia foi colocada sob forte vigilância. O cais foi reformado e policiais circulam pelas ruas enfeitadas e limpas para a ocasião. O comércio será fechado no dia da visita do presidente, quinta-feira.

“Os locais que receberão os americanos e os itinerários da comitiva estão protegidos por um forte esquema de segurança”, afirmou uma fonte da segurança. Para garantir a segurança na ilha, a polícia deteve 18 pessoas, numa operação que revoltou alguns habitantes do lugar.

“A escravidão voltou e isso não é certo”, afirmou uma moradora, que se queixa das restrições de movimento dos locais.

“Tivemos a mesma experiência com as visitas de um presidente americano. Mas os presidentes e o contexto são diferentes e a população ficará contente de receber o primeiro presidente negro dos Estados Unidos”, afirmou o prefeito de Goreia, Augustin Senghor.

Obama inicia quarta-feira périplo para tentar reativar relação com África

 

Fonte: Correio Braziliense

+ sobre o tema

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

para lembrar

População agredida e discriminada pode auxiliar o Brasil a cumprir seu destino

Muitas e muitos de nós que queremos um Brasil...

CNBB emite nota sobre situação dos povos indígenas Wajâpi, no Amapá

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acompanha atentamente os...

Uma semana após temporais, comunicador conta sobre solidariedade na BA

Nos últimos dias de dezembro, o comunicador Rick Trindade,...

Crescimento constante: taxa de suicídio entre jovens sobe 10% desde 2002

De assunto mantido entre quatro paredes a tema de...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs a ditadura militar ao Brasil, em 1964, atesta o apagamento histórico de vários personagens essenciais...
-+=