COMISSÃO MUNICIPAL DE DIREITO

Fonte: Mulheres Negras
NOTA À IMPRENSA

 

Em referência à decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de manter a sentença de absolvição de dois homens por exploração sexual de adolescentes, a Comissão Municipal de Direitos Humanos de São Paulo (CMDH), manifesta a sua preocupação dada a gravidade da decisão que considera que os réus teriam contratado serviços sexuais de adolescentes em caráter ocasional e, portanto, não poderia ser considerada exploração sexual. Como parte do argumento foi apontado pelo Judiciário que as adolescentes se tratavam de prostitutas conhecidas.

 

Lembramos que o Brasil é signatário desde 1990 da Convenção sobre os Direitos da Criança, o que faz com que se comprometa a proteger a criança de todas as formas de exploração e abuso sexual; o próprio ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Nº 8.069, de 13/07/90) prevê pena de quatro a dez anos de prisão (mais multa) a quem submete criança ou adolescente à prostituição ou à exploração sexual.

 

Além de descumprir, portanto, dispositivos legais internacionais abraçados pelo país há quase 20 anos e descumprir Lei Federal essa decisão cria um perigoso precedente em pleno século XXI, de acobertar a prostituição infantil e de permitir que alguém se beneficie do fato infeliz de uma criança ter que vender o seu corpo. Ao mesmo tempo explicita de forma perversa que a vítima adolescente seja criminalizada.

 

A insensibilidade do STJ reafirma preconceitos e problemas gravíssimos na nossa sociedade uma vez que ao criminalizar uma criança explorada sexualmente, indica uma condenação contínua a exploração e degradação.

 

Aguardamos que o Ministério Público recorra novamente desta decisão e que as instâncias superiores do Poder Judiciário anulem tal sentença para que, como apontado, em manifestação pública da Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, não se aceite a decisão proferida e não se legalize a exploração de crianças e adolescentes no Brasil.

 

COMISSÃO MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO

+ sobre o tema

Os médicos brasileiros têm medo de quê?

Médico colombiano e com diploma devidamente revalidado no Brasil...

Saúde das mulheres é ameaçada com pesquisas médicas focadas em homens

Menos remédios e tratamentos são desenvolvidos para elas Por Cesar Baima...

Gestantes receberão auxílio financeiro para deslocamento

A partir de sexta-feira (9), municípios poderão solicitar acesso...

MÍDIA & JUSTIÇA: a contínua obscuridade dos interesses da imprensa

A imprensa hegemônica brasileira não favorece o debate. Amealha...

para lembrar

Empreendedoras criam e-commerce voltado para a mulher negra

Prapreta oferece produtos especializados e identificação visual às consumidoras...

150 líderes evangélicos rejeitam publicamente Marco Feliciano

Mais de 150 lideranças evangélicas assinam documento pedindo a...

SÃO PAULO: Número de mortos em chacinas já supera o total de 2009

Por: ANDRÉ CARAMANTE Ontem, sete pessoas foram baleadas em...

Idade mínima para laqueadura e vasectomia é alterada a partir de março

A partir do dia 5 de março, passarão a...
spot_imgspot_img

CNU: saiba como conferir local de prova do ‘Enem dos concursos’

O governo divulgou, nesta semana, o cartão de confirmação de prova do CNU (Concurso Nacional Unificado) com a informação sobre o local de prova...

Vacinação da gripe é ampliada para todas as pessoas acima de seis meses de idade

O Ministério da Saúde ampliou a vacinação da gripe para pessoas acima de seis meses de idade. A medida passa a valer nesta quarta-feira (1º). Antes,...

Confira a lista de selecionades para o curso Multimídia e Estética

Foram 101 inscrições de 16 estados diferentes do Brasil. Em uma escolha difícil, a comissão avaliadora selecionou todos os candidatos que estavam aptos, de...
-+=