MEC divulga 40 modelos de questões do Enem 2009; UOL tem simulado online

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)divulga 40 questões-modelo do Enem 2009 (Exame Nacional do Ensino Médio) nesta quinta (30).

Fonte: UOL Educação

São dez questões para cada uma das quatro áreas: ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

O UOL disponibiliza as perguntas em formato de simulado online. O internauta pode resolver a prova internet.
O Inep providenciou quatro arquivos em .pdf, cada um com seu gabarito e indicação sobre a quais habilidades da nova matriz do Enem estão relacionadas às questões.

  • Enem 2009: ciências da natureza e suas tecnologias (arquivo em .pdf)
  • Enem 2009: ciências humanas e suas tecnologias (arquivo em .pdf)
  • Enem 2009: linguagens, códigos e suas tecnologias (arquivo em .pdf)
  • Enem 2009: matemática e suas tecnologias (arquivo em .pdf)

    De acordo com o Inep, a mudança do Enem o aproxima das diretrizes curriculares nacionais e dos currículos praticados nas escolas, mas sem abandonar o modelo de avaliação centrado nas competências e habilidades.

    Os exemplos de questões foram elaborados a partir de critérios técnicos e pedagógicos, com itens contextualizados e voltados para a realidade do estudante.

    Limitações do simulado

    A divulgação dos itens-modelo, diz o órgão do MEC (Ministério da Educação), pretende aproximar os participantes da nova estrutura de prova. O gabarito vai permitir a verificação das alternativas corretas e a melhor compreensão das habilidades abordadas, mas não será possível simular uma nota pelo TRI (Teoria de Resposta ao Item).

    Cada uma das quatro áreas do Enem 2009 será composta por 45 itens de múltipla escolha, totalizando 180 questões. No dia 3 de outubro (sábado) serão aplicados 45 itens de ciências da natureza e suas tecnologias e 45 itens de ciências humanas e suas tecnologias.

    No dia 4 de outubro (domingo), serão 45 itens de linguagens, códigos e suas tecnologias e 45 itens de matemática e suas tecnologias, além de uma proposta de redação. Essa configuração permitirá ao Enem 2009 a aferição mais exata do conhecimento dos participantes, e servirá ainda para selecionar os calouros para universidades federais.

    “Exame de sangue”

  • O estudante deverá encarar o Enem 2009 (Exame Nacional do Ensino Médio) como um “exame de sangue”, afirmou Reynaldo Fernandes, presidente do Inep na tarde de quarta-feira (29). “A gente não entende ele, mas acredita nos seus resultados”, disse.

    Ele se refere à dificuldade que os estudantes terão de entender e aferir sua nota com a nova metodologia que será usada na prova, a TRI (Teoria de Resposta ao Item).

+ sobre o tema

para lembrar

Programas ofertam bolsas de estudo no exterior; veja como participar

Existem diversas opções que contribuem para enriquecer o currículo...

Vamos falar sobre a questão étnico-racial na formação dos professores?

Lançamento da Pallas Editora, “A questão étnico-racial na formação...

De dentro de presídio, reeducandos se preparam e sonham em estudar na USP

Entre os 58.558 inscritos da edição deste ano da...

Em SP, só aluno do 1º ano terá aula de espanhol

O governo de SP anunciou ontem que apenas alunos...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=