Em SP, só aluno do 1º ano terá aula de espanhol

O governo de SP anunciou ontem que apenas alunos do primeiro ano do ensino médio terão acesso à língua espanhola no currículo regular -o idioma passou a ser obrigatório por meio de lei federal

Além da restrição, a disciplina será implementada somente no segundo semestre deste ano, conforme a Folha antecipou no último sábado.
Lei federal aprovada em 2005 determinou que as escolas públicas deverão oferecer o idioma a todos os alunos do antigo colegial interessados na matéria. A regra concedeu cinco anos para adaptação.

A gestão José Serra (PSDB-SP) entende que o prazo expira em agosto, mês que a lei foi aprovada, e que poderia ser restrita a uma das séries.
O concurso para contratar professores para o idioma está previsto para o final de março, quando as aulas já terão começado há mais de um mês -10 mil vagas estarão disponíveis.

O autor da lei, deputado Átila Lira (PSB-PI), criticou o governo paulista. Para ele, a matéria deveria ser oferecida no início deste ano letivo e para todos os alunos do ensino médio interessados. “Parece uma saída de quem está com dificuldade. Acho que cabe representação do Ministério Público.”

Descumprimento de legislação educacional pode acarretar ação judicial por improbidade administrativa. Uma das punições ao gestor é a perda do cargo. Mas dificilmente as ações chegam a esse ponto, pois os Estados têm autonomia para implementar as normas.

Para o secretário da Educação, Paulo Renato Souza, o começo da matéria no segundo semestre não atrapalhará os alunos. “Eles não estavam tendo [o espanhol] antes.”

Sobre a restrição da disciplina ao primeiro ano do ensino médio, ele diz que “o próximo governo poderá estender isso”.

Já o governador disse que a lei foi aprovada “de maneira atropelada”, trazendo dificuldades de implementação.

Cursos terceirizados
O governo anunciou ontem que o número de vagas em aulas extracurriculares de idiomas a alunos da rede subirá dos atuais 53 mil para 450 mil.

Para isso, serão contratadas instituições privadas, que receberão R$ 56,90 mensais por aluno. Serão atendidos apenas estudantes do segundo ano.

Excepcionalmente em 2010, também serão atendidos estudantes do terceiro ano.

Fonte: Folha de São Paulo

+ sobre o tema

Prouni: convocados da lista de espera devem entregar dados até sexta

O prazo para os pré-selecionados na lista de espera para...

Saiba como se cadastrar para o Pé-de-Meia Licenciaturas

Os estudantes de cursos de licenciatura na modalidade presencial,...

para lembrar

Conferência Nacional Livre de Educação e Gênero: Programação

Evento debate, nos dias 11 e 12 de novembro,...

Contra o racismo da USP, negros convocam Ato por cotas raciais na Av. Paulista

Após apresentação de proposta biônica pela reitoria da USP,...

Carta aberta à secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Esta carta convida as educadoras e os educadores da...

‘Pratica censura quem não quer discutir o racismo em Lobato’

Humberto Adami, membro do Iara, graduado em Direito pela...
spot_imgspot_img

Inscrições abertas para cursos de mestrado e doutorado gratuitos da UnB

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da Universidade de Brasília (UnB), que visa preencher 33 vagas no mestrado e 40 no doutorado...

Prouni: convocados da lista de espera devem entregar dados até sexta

O prazo para os pré-selecionados na lista de espera para bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2025 entregarem os documentos para...

Fundo Baobá e B3 Social lançam nova edição de edital de bolsas no exterior para estudantes negros

O Baobá - Fundo para Equidade Racial, com apoio da B3 Social, lança a segunda edição do Programa Black STEM, iniciativa que concederá 3...
-+=