Prefeito francês acusado de racismo critica ministro de Sarkozy

Fonte: AFP –

PARIS, França – Um prefeito francês, suspenso por declarações racistas, afirmou ser vítima de um caso orquestrado pelo ministro do Interior, Bruce Hortefeux, ligado ao presidente Nicolas Sarkozy, para obter uma imagem de antirracista.

“Sou vítima de uma conspiração e quero denunciar”, afirmou Paul Girot de Langlade, em entrevista ao jornal Le Parisien.

“Não sou racista, afirmo alto e forte. Servi em (os territórios de ultramar franceses de) Wallis-et-Futuna, em Guadalupe, entre 2004 e 2006, e (ilha da) Reunion”, disse.

O alto funcionário é objeto de uma investigação judicial por “ofensas públicas com caráter racial”, após uma ação apresentada por uma funcionária da segurança do aeroporto parisiense de Orly.

Exasperado com um controle de segurança, ele teria, segundo uma fonte judicial, declarado: “Isto parece a África. Aqui só há negros”.

Ele afirma que os agentes foram agressivos desde o início.

“Não disse nada sobre a cor da pele dos agente. Simplesmente declarei que ‘com tal gestão, isto parecia a África’. A cena foi filmada pelas câmeras. A gravação confirma minha versão”, declarou.

Com o início da investigação judicial, o ministro do Interior, Brice Hortefeux, tomou a decisão, pouco comum, de suspender o prefeito.

“Este ‘caso’, que originalmente não foi mais que um incidente banal, foi orquestrado pelo atual ministro do Interior, provavelmente para fazer esquecer sua passagem pelo ministério da Integração, no qual realizou uma política mais severa, e recuperar ao meu custo uma virgindade de perfeito antirracista”, acusa Paul Girot de Landglade.

Matéria original

+ sobre o tema

Ex-delegado é condenado por preconceito contra muçulmana no Rio

Ex-policial ofendeu mulher por ela pertencer à região islâmica....

A menina dos olhos de Oyá exuzilhou o racismo religioso na avenida

A menina dos olhos de Oyá foi reverenciada na...

para lembrar

Negros não viajam no tempo

Quem nunca respondeu a esta pergunta: Se você pudesse...

Jamais sofra calado. Negro!

Se você ficar calado sobre sua dor, eles o...

John Terry abandona selecção

Antigo capitão de Inglaterra anuncia ponto final na...

Caso Extra: Polícia ouve mais dois fiscais do Extra

S. Paulo - A Polícia de S. Paulo...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=