MP investiga regime de semiescravidão em canaviais em Campos

Fonte: G1-

Agentes encontraram 96 pessoas em condições irregulares.
Nenhuma delas utilizava equipamentos de segurança adequados.

 

 

O Ministério Público do Trabalho investiga a situação irregular de pessoas que trabalham em propriedades rurais de Campos, no Norte do estado do Rio de Janeiro. Em alguns canaviais, o serviço era feito sem as mínimas condições de segurança, em regime de semiescravidão.

 

As imagens feitas pelo Ministério Público do Trabalho e obtidas com exclusividade mostram procuradores federais do Rio de Janeiro e fiscais do Ministério do Trabalho chegando de surpresa em duas propriedades rurais em Campos.

 

Os agentes encontraram 96 pessoas em condições irregulares. Nenhuma delas utilizava equipamentos de segurança adequados. Sem proteção, muitas apresentavam ferimentos em várias partes do corpo. Nas lavouras de cana-de-açúcar visitadas, não havia instalações sanitárias, nem água potável.

 

O transporte dos trabalhadores também era feito de forma irregular, com veículos velhos e sem espaço apropriado para as ferramentas.

 

“O Ministério de Trabalho e Emprego entende que eles foram submetidos a condições análogas a de escravos, justamente pela condição degradante que o empregador impôs”, afirmou Guadalupe Couto, procuradora do trabalho.

 

Quarenta e seis trabalhadores não tinham carteira assinada pela Cooperativa AgroIndustrial do Rio de Janeiro, a Coagro. A empresa recebeu 96 atuações pelas infrações.

 

A primeira medida dos procuradores foi retirar os trabalhadores das propriedades rurais. A usina foi obrigada a registrar imediatamente quem não tinha a carteira assinada, e a pagar todos os encargos pelo período trabalhado por cada um deles de uma só vez.

 

Além disso, o Ministério Público do Trabalho considerou que todos passaram por constrangimentos e, por isso, a usina também teve que pagar indenizações por danos morais

 

Durante toda a tarde de domingo (8), o celular do responsável pela Coagro estava fora da área de serviço.

 

Matéria original

+ sobre o tema

O tiro no pé das entidades médicas: A imagem de elitistas e corporativistas

Rechaçar programa do governo, sem propor alternativas, evidenciou dilemas...

Letícia Sabatella: ‘O pastor Feliciano é uma benção de Deus’. Entenda

Glamurama acaba de cruzar com Letícia Sabatella no Projac...

ONU nomeia atriz Kenia Maria como defensora dos direitos das mulheres negras no Brasil

No Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, lembrado...

para lembrar

A luta contra a censura na internet

Editorial do sítio Vermelho A liberdade de expressão...

O que o velho Araweté pensa dos brancos enquanto seu mundo é destruído?

O Brasil etnocida avança na Amazônia paraense: primeiro Belo...
spot_imgspot_img

Comissão Arns apresenta à ONU relatório com recomendações para resgatar os direitos das mulheres em situação de rua

Na última quarta-feira (24/04), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns, em parceria com o Movimento Nacional...

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...
-+=