Nova segunda fase da Fuvest começa no domingo

A segunda fase da Fuvest começa neste domingo (3). A novidade é que a partir de agora serão três dias de exame, com quatro horas de duração, para todos os candidatos.

Professores de cursinhos apostam que a cobrança de matérias que não são específicas do curso escolhido será bem tranqüila, informa Fabiana Rewald.

Fonte: Folha de São Paulo

 

Com 3 dias de prova, nova segunda fase da Fuvest começa no domingo

O champanhe já pode até estar na geladeira, as roupas novas preparadas para o Réveillon, mas, para 35.588 estudantes, a contagem regressiva não é para a virada do ano, e sim para o dia 3 de janeiro, quando começa a segunda fase da Fuvest.

 

A partir deste ano, serão três dias de exame, com quatro horas de duração, para todos os candidatos. Alguns ainda serão submetidos a uma quarta prova, caso o curso exija um teste de aptidão específica, como em música e arquitetura.

 

O primeiro dia de prova, neste domingo, terá dez questões de língua portuguesa e literatura e ainda uma redação. Para esse dia, os candidatos não devem se esquecer de levar uma foto 3×4 recente.

 

No dia seguinte, o vestibular traz a sua maior novidade: provas de todas as disciplinas, independentemente da carreira escolhida.

 

São 20 questões envolvendo conceitos de história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. Todas as questões terão valor igual, mas, segundo a Fuvest, não é possível definir quantas serão de cada disciplina, porque haverá perguntas interdisiciplinares.

 

Passados os dois primeiros dias, o terceiro, em 5 de janeiro, será destinado a avaliar a proficiência do candidato nas disciplinas específicas, relacionadas ao curso pretendido.

 

São 12 questões e, dependendo do curso, serão cobradas duas ou três matérias. Para as graduações que exigem duas disciplinas, são seis questões de cada uma. Para as que exigem três, são quatro.

 

Assim, um candidato a medicina em São Paulo deverá, no último dia, responder a questões de química, física e biologia. Já um candidato a filosofia encontrará perguntas de história e geografia no terceiro dia.

 

Não haverá descanso para os candidatos de artes cênicas, arquitetura e design. As provas de aptidão específica para tais carreiras serão aplicadas já entre os dias 6 e 8 de janeiro.

 

Depois de tanto esforço, se sobrou algum champanhe da comemoração comedida do Ano Novo, ele poderá ser aberto em 4 de fevereiro, quando sai a primeira lista de chamada.

Fonte: Folha de São Paulo

+ sobre o tema

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

para lembrar

Indústria nacional cresce 10,5% em 2010, maior expansão desde 1986

  O crescimento da produção industrial brasileira em 2010 foi...

A proverbial imparcialidade da Veja

Para a revista Veja, enchente em São Paulo...

Sakamoto – Após morte de jovem de Wendel Junior, MPT quer processar Vasco por trabalho infantil

de Leonardo Sakamoto O Vasco vai enfrentar o Fluminense,...

Ativismo digital indígena: passo adiante ou cilada?

Cresceu muito, entre os povos tradicionais, o uso da...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs a ditadura militar ao Brasil, em 1964, atesta o apagamento histórico de vários personagens essenciais...
-+=