Michelle Obama faz visita surpresa ao Haiti antes de ir ao México

Michelle Obama fez uma visita surpresa ao Haiti nesta terça-feira (13) no início de sua primeira viagem internacional como primeira-dama dos Estados Unidos desacompanhada do marido.

 

A mulher de Barack Obama fez uma parada em Porto Príncipe, a capital haitiana, a caminho para uma visita ao México, entre 13 e 15 de abril. Ela chegou com Jill Biden, mulher do vice-presidente norte-americano, Joe Biden.

primeir-dama

 

Michelle Obama e Jill Biden sobrevoaram a capital devastada de helicóptero antes de encontrarem os líderes haitianos.

É impactante. A desolação é realmente impactante”, declarou a mulher de Barack Obama ao descer do helicóptero. Posteriormente, reuniu-de por meia hora com Préval e sua mulher, Elisabeth, informaram jornalistas que acompanharam o encontro.

 

Imediatamente depois do terremoto catastrófico de 12 de janeiro que, segundo o governo do Haiti, pode ter matado mais de 300 mil pessoas, o presidente Obama determinou que milhares de soldados e equipes de ajuda humanitária norte-americanos liderassem uma enorme iniciativa internacional para ajudar o empobrecido país caribenho.

 

Cobertura completa: terremoto no Haiti

 

“A primeira-dama Michelle Obama e Jill Biden estão visitando o Haiti a fim de salientar ao povo haitiano e ao governo haitiano o compromisso contínuo dos EUA para ajudar na recuperação e reconstrução do Haiti, especialmente à medida que entramos na temporada das chuvas e dos furacões”, disse a Casa Branca em um comunicado.

 

Embora a maioria dos haitianos tenha elogiado a assistência dos EUA, muitos questionaram por que Barack Obama, o primeiro presidente norte-americano negro, ainda não visitou o Haiti, cuja independência em 1804 após uma revolta dos escravos criou a primeira república negra independente.

 

A visita de Michelle Obama pode de certa forma acalmar tais sentimentos em um país – situado a apenas duas horas de avião dos EUA – onde seu marido é muito popular.

 

Outros líderes, como o presidente francês, Nicolas Sarkozy, o premiê canadense, Stephen Harper, e uma série de presidentes latino-americanos, incluindo o brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, visitaram o Haiti depois do terremoto, classificado por alguns especialistas como o desastre natural mais letal da história moderna.

 

 

 

Fonte: G1

 

+ sobre o tema

Gloria Maria explica corpão com “levantamento de filhas”

 A idade Gloria Maria não revela nem sob tortura....

Juremir Machado da Silva: ‘muitos comemoram Revolução sem conhecer a história’

Samir Oliveira O jornalista e historiador Juremir Machado da Silva...

Mais de 120 ativistas participam de encontro e homenageiam a obra de Clóvis Moura

      No dia 14 de dezembro último, mais de 120...

Unegro completa 26 anos de luta por uma sociedade livre do racismo

A União nos Negros pela Igualdade, Unegro, completou 26...

para lembrar

1º Prêmio Abdias Nascimento – Televisão – Vera Valério, Quilombola TV Educativa-AL

A TV Educativa de Alagoas (TVE), emissora do Instituto...

Negritude de luto: Abdias Nascimento no Olorun

O ativista ligado à causa negra, Abdias Nascimento, morreu...

Ronaldinho: Não arriscar é também um risco

Ronaldinho deve ou não ir à Copa? As opiniões...

Damballa: um coletivo de cinema negro no Espírito Santo

Não é preciso ser especialista para perceber que o...
spot_imgspot_img

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...
-+=