Projeto do Geledés é indicado para prêmio de Comunicação

O Projeto de Capacitação de PLPs em Comunicação, Miídia e Advocacy do Geledés – Instituto da Mulher negra foi selecionado como uma das cinco experiências para o Premio Internazionale Comunicazione per il Sociale.

O prêmio faz parte do Festival Internazionale del Giornalismo que acontece de 20 a 25 de abril em Perugia, Italia e que reune anualmente jornalistas e comunicadora>as de vários países em torno de debates, mesas redondas, exibições de filmes e oficinas.

 

Criado com o objetivo de incentivar o crescimento de uma cultura da sociedade da informação o prêmio é destinado a destacar experiências nacionais e internacionais inovadoras a partir dos critérios de originalidade dos conteúdos, a precisão e o rigor na informação e a eficácia comunicativa. Os candidatos são indicados por uma Comissão do Festival.

 

Nilza Iraci, presidenta do Geledés, destacou em sua apresentação o protagonismo das PLPs e sua luta cotidiana contra a exclusão e o sexismo e o racismo, e o impacto positivo de sua atuação junto suas comunidades. Destacou, ainda, que as desigualdades de gênero e raça se refletem no desenvolvimento do acesso e do uso das novas tecnologias de comunicação e informação, em especial para as mulheres negras adultas, e de como o acesso a essas ferramentas pode fazer diferença para a transformação social e pessoal dessas mulheres.

Os jurados, representados por destacadas personalidades destacaram o alto nível das experiências apresentadas, como fundamentais para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da democracia.

 

O júri premiou, na categoria internacional a AMARC- ALC (Associação Mundial de Rádios Comunitárias), por seus esforços de mobilização, através das rádios comunitárias, durante os terremotos do Haiti e do Chile.

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

para lembrar

NASA destaca possibilidade de colapso da civilização

Estudo encomendado pela agência espacial americana sugere que a...

EUA se abstêm pela primeira vez em voto na ONU contra embargo a Cuba

Pela primeira vez, os Estados Unidos se abstiveram de...

Sonhe menos em 2014

por Fernanda Pompeu Sonho não concretizado é leite que...

Seminário discutirá questão racial em Mato Grosso

Nos dias 14 e 15 de maio, o Sindicato...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...
-+=