Educação ainda é desigual para negros e brancos

Negros e brancos ainda não têm o mesmo acesso à educação no Brasil, segundo a Síntese de Indicadores Sociais de 2010 (SIS), divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


A pesquisa mostra que as pessoas que se classificam como pretas e pardas entre as opções oferecidas pelo IBGE (as outras opções são “brancos”, “amarelos” e “indígenas”) já são mais da metade da população (51,1%).

Mesmo assim, o número de estudantes brancos no ensino superior é mais que o dobro do de negros. Segundo o instituto, 62,6% dos estudantes entre 18 e 24 anos nas universidades são brancos, contra 28,2% que se declaram pretos e 31,8% pardos.

O número cresceu na última década. Em 1999 eram 33,4% brancos, 7,5% pretos e 8% pardos.

No entanto, a diferença é ainda maior entre as pessoas de 25 anos ou mais com ensino superior concluído. O número de negros e pardos com diploma é três vezes menor do que brancos.

A desigualdade se reflete também nos níveis mais básicos de educação. A proporção de analfabetos nas populações negras e pardas é de, respectivamente, de 13,3% e 13,4%, enquanto a proporção de brancos analfabetos é de 5,9%.

Rendimento

A síntese de indicadores revelou ainda que negros e pardos ganham entre 20% e 30% menos do que os brancos.

Negros com 12 anos ou mais de escolaridade também têm menor proporção de rendimento por hora do que brancos com o mesmo grau de instrução.

Mesmo com mais anos de estudo, os negros ganham somente 69,8% do rendimento dos brancos. Com até quatro anos de estudo, chegam a ganhar 78,7%.

O mesmo acontece com as mulheres. Com 12 anos ou mais de estudo, elas recebem somente 58% da quantia ganha pelos homens com o mesmo nível de instrução. Com menos anos de estudo, o número sobre para 61%.

 

 

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

para lembrar

Unicamp inicia viagem de 3,5 mil km para ampliar inclusão de indígenas com vestibular inédito

Pela 1ª vez uma universidade pública paulista vai tão...

Educação Quilombola

PROPOSTA PEDAGÓGICA Do Portal Educação  A afirmação da identidade nas comunidades...

Curitiba: Professores discutem preservação da cultura afro-brasileira

Professores do ensino fundamental das escolas municipais participam...
spot_imgspot_img

CNU: governo decide adiar ‘Enem dos Concursos’ em todo país por causa de chuvas no RS

O governo federal decidiu adiar a realização das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como "Enem dos Concursos", que seriam aplicadas neste domingo...

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=