Negro por inteiro

A Biblioteca Negra de Pelotas foi uma idéia que nasceu dentro da comunidade universitária em 2006, impulsionada pelo Grupo de Estudos Negros SANGOMA, orientado pelo Prof. Uruguay Cortazzo. Posteriormente o Clube Negro FICA AHÍ PARA IR DIZENDO entrou em parceria, oferecendo um local dentro do Clube para poder disponibilizar os livros para o público em geral.
O 21 de março de 2007 a Biblioteca foi aberta, sendo atendida pelos próprios estudantes.

O objetivo tem sido constituir-se num centro de informação sobre a África e a história ecultura da diáspora africana nas três Américas.
Pretende-se assim oferecer um lugar onde se possa entrar em contato com os conhecimentos que vem sendo produzidos em relação à negritude, mas também colaborar na construção dos novos caminhos que vem se abrindo na educação nacional, assim como apoiar pesquisadores, estudantes e leitores em geral.

Também procura transformar esse espaço em lugar de discussão e debate, organizando os Ciclos de Conversas onde professores, estudantes e pesquisadores expõem temas de interesse em uma linguagem acessível a todos. O Ciclo já está na sua quinta edição e começará o 25 de setembro deste ano.

Atualmente a Biblioteca conta com 500 volumes e está em processo de catalogação. Está previsto abrir novamente as portas para o público o 20 de novembro de 2010.
O Clube FICA AHI está em tratativas para poder adquirir o acervo e transformá-lo em patrimônio da instituição.

 

Fonte: Gazeta Digital

+ sobre o tema

para lembrar

Quer estudar nas universidades mais renomadas dos EUA? Confira!

Quem sonha em estudar nos Estados Unidos provavelmente já...

Escócia incorpora direitos LGBTI no currículo escolar

Escócia incorpora direitos LGBTI no currículo escolar. Medida busca combater...

Educadores: militarização de colégios reflete falência do sistema educacional

Para estudantes de dez colégios públicos de Goiás, a...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=