Educação para as relações étnicorraciais: Seminário afro-brasileiro recebe resumos até dia 30 de outubro

Enviado por / FonteDo PS online br

O 3º Seminário Nacional de Estudos de Histórias e Culturas Afro-brasileiras prorrogou o prazo para o recebimento de resumos. Agora, os interessados poderão enviar seus trabalhos até o próximo dia 30, segundo informou o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEAB-Í) da UEPB, que realiza o evento. A atividade ocorrerá de 16 a 19 de novembro, no Centro de Educação (CEDUC), em Campina Grande, sob a temática “Educação para as relações étnicorraciais”.

O Seminário reunirá professores, pesquisadores, estudantes de graduação, militantes negros, pós-graduados, comunidades quilombolas, indígenas e de terreiros, a fim de debater estratégias educacionais para a implementação das leis federais que permeiam essa área cultural, a saber: Lei 10639/2003, que traz a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira em todos os estabelecimentos educacionais do país; e Lei 11/645/2008, que complementa a anterior, trazendo também a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Indígena no Brasil.

Os interessados em participar podem efetuar a inscrição online no portal www.neabiuepb.com.br. A iniciativa é promovida pela ação conjunta de três grupos de pesquisa: História e Cultura Afro-brasileira, História, Cultura e Ensino e Cotidiano, Cidadania e Educação. Participa também da organização do evento o Curso de Especialização em História e Cultura Afro-brasileira da UEPB – um dos primeiros do gênero no Brasil.
O NEAB-Í pretende incentivar a ampliação das discussões sobre a condição da população negra e indígena no Brasil contemporâneo, refletindo, principalmente, sobre o Estado brasileiro e a efetivação de ações inclusivas da população negra em todos os setores da sociedade. O empreendimento foi concretizado a partir das pesquisas e discussões efetuadas pelos grupos e por meio das experiências didático-pedagógicas do referido Curso de Especialização.

As inscrições estão divididas em três categorias: 1) Estudantes de graduação, graduados, integrantes de movimentos sociais e professores/profissionais da rede básica; 2) Estudantes de pós-graduação; 3) Professores universitários.

Contatos com o Núcleo podem ser feitos através do email [email protected] ou telefone (83) 3058-4663.

 

+ sobre o tema

Luíz Gama

Luís Gonzaga Pinto da Gama (Salvador, 21 de junho...

Pesquisas apontam Machado de Assis como o autor brasileiro mais estudado

A doutoranda da Universidade de Brasília (UnB) Laeticia Jensen...

O Negro da senzala ao soul: Um documentário da TV Cultura 1977

Gabriel Priolli resgata um vídeo que conta a história...

Lélia Gonzalez: Mulher Negra na História do Brasil

Neste ano de 2009, já contamos 15 anos que...

para lembrar

A história do ódio no Brasil

por Fred Di Giacomo “Achamos que somos um bando de gente...

2ª Cavalgada da Liberdade homenageia Zumbi dos Palmares

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, participará neste domingo...

A Revolta dos Malês

O conhecido sociólogo e escritor Clóvis Moura em entrevista...

Machado de Assis é o maior escritor latino-americano

Qualquer semelhança não é mera coincidência. A morte do...
spot_imgspot_img

Brasil e EUA voltam a articular plano contra discriminação racial; veja como funciona o acordo entre os países

O Brasil e os Estados Unidos promoveram a primeira agenda entre congressistas e a sociedade civil desde a retomada do acordo de cooperação bilateral...

“Eu sou o sonho das minhas ancestrais”: Quilombo (la) em Harvard

Sou Ana Paula, mulher negra, quilombola, Doutora em História e admitida para uma bolsa pós-doutorado no W.E.B Du Bois Research Institute em Harvard University....

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=