Alexandra Priscila do Nascimento

Enviado por / FonteWikipédia

Alexandra Priscila do Nascimento (Limeira, 16 de setembro de 1981) é uma handebolista brasileira, integrante daseleção brasileira vencedora do Campeonato Mundial de Handebol Feminino de 2013 na Sérvia como vice-artilheira do torneio.2 Alexandra também esteve em duas edições dos Jogos Olímpicos: 2008, em Pequim, na China1 (terminando em 9º lugar), e dos 2012, em Londres, na Grã-Bretanha, quando o país obteve sua melhor classificação em uma edição de Olimpíadas, a sexta colocação.

Alexandra Priscila do Nascimento
Alexandra Priscila do Nascimento

Jogou dez temporadas, entre 2003 e 2014, no time austríaco Hypo Niederösterreich, do qual era capitã. Quando a equipe terminou sua parceria com a Confederação Brasileira de Handebol que se iniciara em 2011, Alexandra se mudou para oromeno HCM Baia Mare.3 Em 2012, ela foi eleita Melhor jogadora do mundo pela IHF, a primeira vez que um handebolista brasileiro venceu.

Em sua estréia olímpica, Alexandra não deixou a desejar. A ponta direita de 22 anos foi peça fundamental da equipe de Alexandre Schneider. Nos sete jogos de que participou, Alexandra Nascimento marcou um total de 18 gols.

Seu último gol nos Jogos foi fundamental para determinar a colocação geral da seleção brasileira. Na partida contra a China pela disputa do sétimo lugar, Alexandra fez o gol que definiu a vitória do Brasil por 26 a 25.

Tudo aconteceu rápido para Alexandra Nascimento. Aos 10 anos, a ponta direita aprendia a dar os primeiros dribles com a bola de handebol na escola. Em 2000, ela saiu de Vila Velha (ES), onde morava com a família, para jogar em São Paulo. No ano de sua chegada, foi convocada para a seleção brasileira júnior e em 2001 disputou o Mundial com a equipe. Também foi eleita a melhor ponta direita da Liga Nacional.

Alexandra Priscila do Nascimento
Alexandra Priscila do Nascimento

A oportunidade na seleção adulta chegou logo depois, em 2002, quando ela novamente foi premiada como melhor jogadora do campeonato nacional em sua posição. Em 2003, Alexandra integrou o time que conquistou o ouro no Pan de Santo Domingo.

Apesar do sucesso no Brasil, a atleta nunca foi campeã da Liga Nacional. Mas a conquista ficará adiada por tempo indeterminado, já que Alexandra está atuando no Campeonato Austríaco desde o começo deste ano, no mesmo time que a colega de seleção Daniela Piedade – o Hypo Nö -, pelo qual atuou também na Liga Européia, onde estão as melhores jogadoras do mundo.

+ sobre o tema

Crítica ao ostracismo do negro na literatura

'A crítica nacional ignora o fato de que temos...

Nova geração da Alemanha encanta e goleia Austrália no jogo de estreia

Por Alexandre Alliatti Brasileiro naturalizado alemão, Cacau faz um gol...

Martin Luther King

A nossa geração não lamenta tanto os crimes dos...

para lembrar

O samba era visto como instrumento de controlo das massas, entrevista a Nei Lopes

Em 1942 a Música Popular Brasileira ganharia novos rumos...

Núcleo da Maré ao Luar apresenta espetáculo “Resiliência” em projeto aprovado na Lei Aldir Blanc

Temporada virtual de “Resiliência” terá parceria com a Rádio...

Vídeo-reportagem homenageia Clementina de Jesus: Rainha Quelé

Pré-estréia será em sessão ao ar livre e...

Descendentes de quilombolas têm direito a terras por usucapião em SP

    Menos de um mês antes do Supremo Tribunal Federal...
spot_imgspot_img

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=