BID discute ações afirmativas e apoio à juventude negra

Em primeira missão oficial ao Brasil, a Vice-Presidente do BID, Julie T. Katzman, sinalizou que o Banco poderia trabalhar sob uma ótica intersetorial, com programas sociais voltados para a educação e para o mercado de trabalho.

A ampliação do acesso da juventude negra à educação profissionalizante e ao ensino superior foi o destaque da reunião da Vice-Presidente Executiva do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Julie T. Katzman, com a Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, hoje (10). Na audiência, outras ações afirmativas foram abordadas, visando à identificação de áreas que possam contar com apoio técnico e financeiro do Banco.

“O Brasil está vivendo um momento de grandes oportunidades e a presidenta Dilma Rousseff tem focado iniciativas como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec, em que a juventude negra será contemplada”, declarou a Ministra. Para Bairros, a ampliação do acesso à educação profissional e ao ensino superior para os jovens afro-brasileiros deve ser priorizada assim como o estímulo à inserção desse segmento nas áreas da ciência e tecnologia.

A Vice-Presidente do BID, que conhecerá amanhã programas apoiados pelo Banco em Fortaleza, solicitou indicadores que permitissem a avaliação das políticas sociais no Brasil. De acordo com o Secretário Executivo da Seppir, Mário Theodoro, o diagnóstico está sendo elaborado e será compartilhado com o Banco tão logo seja concluído. Katzman sinalizou que o BID poderia trabalhar sob uma ótica intersetorial, com programas sociais voltados para a educação e para o mercado de trabalho.

Mind Bugs

Nesta quinta, dia 13, a Ministra Luiza Bairros participará do Seminário Mind Bugs: Desafios na tomada de decisões, em Brasília. O encontro, dedicado a gestores públicos, acadêmicos, sociedade civil, e setor privado, é promovido pelo Banco e traz a Professora e Pesquisadora da Universidade de Harvard, Dra. Mahzarin Banaji, pela primeira vez no Brasil.

A iniciativa faz parte das ações de inclusão social que o Banco vem aprimorando em seus mecanismos institucionais, e é uma oportunidade de promover a reflexão sobre questões relacionadas a criatividade, inovação e inclusão social no âmbito das relações sociais e corporativas.

Fonte: Mulher Negra

+ sobre o tema

para lembrar

Professora cria calendário afro para valorizar a cultura negra

Em janeiro, nasce Martin Luther King. Em fevereiro, Nelson...

Lula assina decreto que dá autonomia a institutos federais de educação

Escolas técnicas poderão realocar recursos públicos da União. Poderão...

MEC prorroga seleção de 50 projetos de pesquisa em diversas áreas

Serão priorizadas propostas de difusão do conhecimento da história...

Brasil completa 122 anos de Lei Áurea sem acabar com trabalho escravo

O Brasil celebra nesta quinta-feira (13) 122 anos da...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=