O que abre e o que fecha no feriado de 12 de outubro

Os paulistanos que não forem viajar no feriado desta quarta-feira (12), Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, devem ficar atentos ao funcionamento das repartições públicas e dos serviços municipais e particulares. Os horários de funcionamento serão alterados. Alguns estabelecimentos não funcionarão.

O rodízio municipal de veículos será suspenso. Para os ciclistas, a Ciclofaixa irá funcionar das 7h até as 16h.

Confira abaixo o que abre e o que fecha em São Paulo nesta quarta-feira (12).

Bancos 
As agências bancárias não funcionam nesta quarta. O atendimento será retomado na quinta-feira (13) no horário habitual.

Trânsito
Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o rodízio de veículos será suspenso nesta quarta-feira. A Zona de Máxima Restrição à Circulação e ao Fretamento também será suspensa. O esquema volta ao normal na quinta.

A Ciclofaixa funcionará neste feriado. De acordo com a CET, assim como aos domingos, a faixa funcionará das 7h às 16h, ligando diversos parques da capital paulista.

Metrô
A operação do Metrô funcionará como em um domingo nas linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente-Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda) e 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze). Se necessário, o Centro de Controle Operacional (CCO) disponibilizará trens reservas para atender a demanda.

Todas as estações abrirão no horário habitual, às 4h40, exceto Vila Madalena e Sumaré, da Linha 2-Verde, que permanecerão fechadas para o público até o meio-dia por causa de serviços de manutenção. Durante o período em que estiverem fechadas, os usuários dessas duas estações serão atendidos gratuitamente por ônibus da SPTrans por meio do Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (Paese).

Os coletivos partirão do terminal de ônibus da estação Vila Madalena, com intervalos médios de seis minutos, e passarão em frente às estações Sumaré e Clínicas, retornando depois pelo mesmo itinerário. Os passageiros que estiverem utilizando o transporte metroviário serão informados da alteração pelo sistema de som das estações, dos trens e por meio de cartazes. Já na quinta-feira (13), o Metrô recomeça a operação comercial em todas as linhas no horário normal, a partir das 4h40.

CPTM
A CPTM aproveitará a baixa movimentação no feriado para realizar obras de manutenção e modernização do sistema.

Na Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi), das 8h às 20h, haverá implantação de novo sistema de sinalização e substituição de equipamento de via entre as estações Lapa e Palmeiras/Barra Funda, ocasionando maior intervalo médio entre as composições.

Na Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), das 9h às 19h, as equipes da CPTM realizarão a substituição de equipamento de via e a implantação de componentes do sistema de alimentação elétrica dos trens entre as estações Pinheiros e Cidade Jardim e na região da estação Osasco. Por esse motivo, os trens da Linha 9 irão circular entre as estações Presidente Altino e Pinheiros, onde será necessária a transferência entre trens para prosseguir até o Grajaú.

Na Linha 11-Coral, no trecho Guaianazes-Estudantes, das 4h até o fim da operação comercial será realizada a substituição de equipamento do sistema de alimentação elétrica dos trens entre as estações Ferraz de Vasconcelos e Suzano. As intervenções provocarão maior intervalo médio entre os trens. Já no Expresso Leste (Luz-Guaianazes), das 8h às 22 horas haverá implantação de novo sistema de sinalização, ocasionando também um aumento no intervalo das composições.

EMTU
A frota metropolitana de ônibus intermunicipais, gerenciada pela EMTU/SP e que opera nos 39 municípios da região metropolitana de São Paulo, está programada para cumprir 50% das viagens realizadas em dia útil na quarta-feira, o mesmo número de viagens dos domingos.

Saúde 
Os hospitais, prontos-socorros e os serviços de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) funcionarão o dia todo. Já as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os Ambulatórios de Especialidades irão fechar neste 12 de outubro.

Poupatempo 
Os postos do Poupatempo não abrirão no feriado desta quarta-feira. O Disque Poupatempo também não irá funcionar. O serviço voltará a atender a população na quinta-feira.

Correios 
As agências dos Correios de São Paulo estarão fechadas no feriado desta quarta-feira. A única unidade aberta será a do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, das 9h às 17h.

Shoppings 
Os shoppings paulistanos terão funcionamento semelhante ao de um domingo. As praças de alimentação e as áreas de lazer abrirão a partir das 11h. As lojas estarão abertas entre 14h e 21h.

Abastecimento 
As feiras livres, segundo a Prefeitura, funcionarão nos locais e horários habituais.Os mercados municipais e os sacolões também estarão abertos neste feriado.

Assistência Social 
Os abrigos e casas de acolhida vão funcionar sem interrupção. A Loja Social, o Centro de Referência de Assistência Social, a Coordenadoria de Assistência Social, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social e o Centro de Referência de Cidadania do idoso não funcionarão nesta quarta.

Educação 
Os Centros Educacionais Unificados (CEUs) só abrirão para atividades culturais, de lazer e esporte. Não haverá aulas nas escolas municipais.

Esportes 
As unidades dos Clubes da Cidade abrirão apenas para as atividades de lazer, esporte e recreação.

Cultura 
De acordo com a Prefeitura, o Centro Cultural São Paulo, Casa do Bandeirante, Casa do Grito, Casa do Tatuapé, Monumento à Independência (Capela Imperial), Teatro Municipal e Museu do Teatro, Teatro João Caetano, o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, a Galeria Olido e os Sítios da Ressaca e Morrinhos estarão abertos ao público neste feriado.

Não abrirão, segundo a Prefeitura, as bibliotecas de bairros, a Biblioteca Mário de Andrade, Bosques de Leitura, Arquivo Histórico Municipal, Escola de Dança de São Paulo, Escola Municipal de Iniciação Artística, Escola Municipal de Música, Ponto de Leitura do Piqueri, teatros Alfredo Mesquita, Artur Azevedo, Flávio Império, Martins Penna, Cacilda Becker, Paulo Eiró e Zanoni Ferrite.

Subprefeituras
As Praças de Atendimento das subprefeituras não funcionarão neste feriado. Elas reabrirão na quinta-feira.

Trabalho
As unidades do Centro de Apoio ao Trabalho (CET) e as do Banco de Microcrédito São Paulo Confia não funcionarão nesta quarta-feira.

Parques
Segundo a Prefeitura, todos os parques municipais abrirão nos horários habituais


 

Veja o que abre e fecha durante o feriado no País

Durante o feriado desta quarta-feira (12), que comemora o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, alguns estabelecimentos públicos e privados têm alterações em seu funcionamento. Veja abaixo:

Shoppings

De acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers, a abertura de shoppings é opcional em feriados. O mais comum, na maioria do Estados, é que as lojas funcionem das 14h às 20h.

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que as agências bancárias estarão fechadas para atendimento ao público neste feriado. As contas de consumo, como água, luz e telefone, e os carnês que vencerem no dia 12 de outubro podem ser pagas no próximo dia útil (quinta-feira,13), sem incidência de multa.

Correios

No feriado, as agências dos Correios funcionam em regime de plantão, ou seja, somente ficam abertas as agências que normalmente abrem aos domingos e feriados. Em São Paulo, estará funcionando a agência do Aeroporto Internacional de Guarulhos, das 9h às 17h.

Casas lotéricas

A Caixa Econômica Federal não determina se as casas lotéricas devem fechar ou funcionar até mais cedo durante os feriados, isso fica a critério de cada estabelecimento. O que a Caixa mantém é o horário para encerramento das apostas, 19h (horário de Brasília). As loterias de quarta-feira – Mega-Sena, Loteria Federal, Lotomania, Tmemania e Quina – foram transferidas para o dia seguinte, quinta-feira (13).

 

Fonte: G1

Fonte: IG

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

IDH: Cidadania não é ter educação e saúde. É poder comprar TV LED de 60″

por Leonardo Sakamoto Você comprou uma TV LED de 60...

Até 2014, 56% da população deverá estar na classe C

O percentual equivale a 113 milhões de pessoas....

Barack Obama defende conselheira muçulmana de Hillary Clinton

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, manifestou nesta...

Manifesto do Vasco antirracismo gera reações de clubes rivais; até Barcelona se manifesta

O Vasco lançou na última segunda-feira manifesto antirracista, na...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=