Manifesto do Vasco antirracismo gera reações de clubes rivais; até Barcelona se manifesta

Enviado por / FonteO Globo, por Bruno Marinho

Diretores da SAF estiveram com ministros em Brasília para colocar o cruz-maltino à disposição de ações públicas

O Vasco lançou na última segunda-feira manifesto antirracista, na carona dos 100 anos dos Camisas Negras, time que foi excluído pela federação de futebol do Rio em 1923 por ter negros e operários. O episódio ocasionou a Resposta Histórica, como ficou conhecida a decisão do cruz-maltino de romper com os responsáveis pelo futebol carioca no ano seguinte. O vídeo divulgado nas redes sociais do cruz-maltino, em que ele reforça sua defesa dos ideais de respeito, igualdade e inclusão, furou a bolha dos vascaínos e fez com que clubes rivais se manifestassem. Até o Barcelona declarou apoio à causa.

Vasco-Barcelona — Foto: Reprodução

No Brasil, Remo, América-MG, CSA, Santo André, Coritiba, Cruzeiro, Bahia, Palmeiras, Ceará, Coritiba, Bahia, Brusque, Tuna Luso, Vitória e Confianca (SE) interagiram com o Vasco e a postagem em suas redes sociais. Os clubes portugueses Porto, Vitória de Setúbal e Paços Ferreira também comentaram.

O vídeo, que dura 1m36s, já conta com 2,3 milhões de visualizações nas redes sociais do Vasco (Instagram, Youtube e Twitter). Idealizado pelos departamentos de marketing e de comunicação, ele foi produzido pela agência End to End.

Diretores em Brasília

Paralelamente, a SAF aproveitou a partida contra o Nova Iguaçu em Brasília para estreitar laços com ministérios do governo federal mais ligados à causa do manifesto. O CEO Luiz Melo, a diretora jurídica Gisele Cabrera e o diretor de comunicação Felippe Costa estiveram com a ministra da Igualdade Racial Anielle Franco, com o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania Silvio Almeida e com a ministra dos Esportes, Ana Moser.

A ministra Anielle Franco recebe camisa do CEO Luiz Melo e da diretora jurídica Gisele Cabrera — Foto: Divulgação

Na pauta, a discussão de ações em que o cruz-maltino possa atuar ao lado do governo federal para combater a discriminação racial, além de projetos de inclusão social através do esporte.

+ sobre o tema

Entenda as responsabilidades dos municípios na educação pública

Há dois anos, Esteffane de Oliveira, 25 anos, moradora...

O que é NDC?

Uma Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC, do inglês Nationally Determined...

Rio: falta de saneamento em favelas confirma racismo ambiental

Dados do Censo Demográfico de 2022, pelo Instituto Brasileiro...

para lembrar

Um quilombo político possível

São um atrevimento e um privilégio negro a memória...

Sociedade civil forte para revigorar democracia de instituições frágeis

"As instituições estão funcionando?" Este é um questionamento que...

Gostoso como um abraço? – Por Maria Rita Casagrande

Por Maria Rita Casagrande para as Blogueiras Negras Feche...

A volta do cipó de aroeira no lombo de quem mandou dar

Durante dia, este e os demais “blogs sujos” –...

Alunos bolsistas de escolas de elite de SP relatam discriminação e segregação

Quando Gabriel Domingues chegou ao Colégio Marista Arquidiocesano, em São Paulo, causou espanto. Bolsista, negro e periférico, destoava dos demais alunos da escola, com mensalidades a...

PGR vê retrocesso em emenda sobre recursos para candidaturas negras

A Procuradoria Geral da República (PGR) contesta no Supremo Tribunal Federal (STF) a redação da Emenda Constitucional (EC) 133/2024, promulgada na semana passada. Ela...

Bolsistas egressos repudiam fala de assessor do Bandeirantes após morte

Após ex-diretor e atual assessor do Colégio Bandeirantes, em São Paulo, indicar "agressividade" de bolsistas da escola em reação ao suicídio de um colega que...
-+=