Manifesto do Vasco antirracismo gera reações de clubes rivais; até Barcelona se manifesta

Enviado por / FonteO Globo, por Bruno Marinho

Diretores da SAF estiveram com ministros em Brasília para colocar o cruz-maltino à disposição de ações públicas

O Vasco lançou na última segunda-feira manifesto antirracista, na carona dos 100 anos dos Camisas Negras, time que foi excluído pela federação de futebol do Rio em 1923 por ter negros e operários. O episódio ocasionou a Resposta Histórica, como ficou conhecida a decisão do cruz-maltino de romper com os responsáveis pelo futebol carioca no ano seguinte. O vídeo divulgado nas redes sociais do cruz-maltino, em que ele reforça sua defesa dos ideais de respeito, igualdade e inclusão, furou a bolha dos vascaínos e fez com que clubes rivais se manifestassem. Até o Barcelona declarou apoio à causa.

Vasco-Barcelona — Foto: Reprodução

No Brasil, Remo, América-MG, CSA, Santo André, Coritiba, Cruzeiro, Bahia, Palmeiras, Ceará, Coritiba, Bahia, Brusque, Tuna Luso, Vitória e Confianca (SE) interagiram com o Vasco e a postagem em suas redes sociais. Os clubes portugueses Porto, Vitória de Setúbal e Paços Ferreira também comentaram.

O vídeo, que dura 1m36s, já conta com 2,3 milhões de visualizações nas redes sociais do Vasco (Instagram, Youtube e Twitter). Idealizado pelos departamentos de marketing e de comunicação, ele foi produzido pela agência End to End.

Diretores em Brasília

Paralelamente, a SAF aproveitou a partida contra o Nova Iguaçu em Brasília para estreitar laços com ministérios do governo federal mais ligados à causa do manifesto. O CEO Luiz Melo, a diretora jurídica Gisele Cabrera e o diretor de comunicação Felippe Costa estiveram com a ministra da Igualdade Racial Anielle Franco, com o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania Silvio Almeida e com a ministra dos Esportes, Ana Moser.

A ministra Anielle Franco recebe camisa do CEO Luiz Melo e da diretora jurídica Gisele Cabrera — Foto: Divulgação

Na pauta, a discussão de ações em que o cruz-maltino possa atuar ao lado do governo federal para combater a discriminação racial, além de projetos de inclusão social através do esporte.

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Grupos de periferia se articulam em São Paulo para defender democracia e Dilma

Após violência contra militantes de esquerda em manifestações, Cooperifa...

Vox/Band/iG: Dilma cai de 56% para 54%

Candidata petista varia para baixo pela primeira vez dentro...

para lembrar

Racismo leva árbitro a suspender partida

Rentería, atacante do San Marcos, comemorou gol, e os...

Quando o futebol vai lutar contra a homofobia?

Nos últimos anos, o cerco ao racismo no futebol...

Representatividade negra importa

Frederick Douglass, W.E.B Du Bois, Rosa Parks, Toni Morrison, Audre Lorde, Nina Simone. Quem é minimamente versado na história dos Estados Unidos (naquilo que ela tem...

Aos ‘parças’, tudo

Daniel Alves da Silva, 40 anos, 126 partidas pela Seleção Brasileira, 42 títulos, duas vezes campeão da Copa América e da Copa das Confederações,...

Por que ser antirracista é tão importante na luta contra a opressão racial?

O Laboratório de Estudos de Gênero e História, da Universidade Federal de Santa Catarina, lança nesta quarta-feira (21) o quinto vídeo de sua campanha de divulgação...
-+=