Empregador de trabalho escravo é branco e tem ensino superior e empregados são negros e têm baixa escolaridade

Estudo da Organização Internacional do Trabalho revela perfil de quem contrata mão de obra de forma irregular; empregados são, em geral, negros e têm baixa escolaridade

por Wladimir D’Andrade

Estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgado nesta terça-feira, 25, mostra que os empregados resgatados de atividades análogas à escravidão e os recrutadores de mão de obra – os chamados “gatos” – têm perfis muito semelhantes em relação à cor da pele, região de nascimento, composição familiar e escolaridade. Na maioria, conforme o estudo “Perfil dos Principais Atores Envolvidos no Trabalho Escravo Rural no Brasil”, ambos são negros ou pardos, nasceram no Nordeste e possuem baixa escolaridade. Características bem diferentes dos empregadores, compostos em sua maioria por brancos, originários do Sudeste e com ensino superior completo.

Dos 12 empregadores entrevistados, oito se declararam brancos e dois amarelos (orientais), sete são da região Sudeste e nove têm ensino superior. “Resumidamente, pode-se concluir que as características dos empregadores entrevistados guardam uma estreita relação com os traços gerais das elites e grupos dominantes no Brasil”, conclui a OIT.

De acordo com o relatório, os trabalhadores resgatados pelas equipes de fiscalização do Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM), do Ministério do Trabalho, são negros ou pardos (81%, sendo que 18,2% se autodenominaram negros, 62% pardos e 0,8% indígena), têm em média 31,4 anos de idade e renda de 1,3 salário mínimo. A escolaridade é extremamente baixa: 18,3% dos 121 entrevistados nunca frequentaram a escola e 45% são analfabetos funcionais. Apenas 2,5% possuem ensino médio completo.

“A comparação com os dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2006 mostra que a proporção de analfabetos entre os trabalhadores entrevistados (18,3%) é superior à encontrada no País (10,4%). O mesmo ocorre em relação à taxa de analfabetismo funcional”, afirma o relatório.

A OIT destaca também a baixa qualificação dos trabalhadores: 85% nunca fizeram nenhum tipo de curso profissional. “Encontram (os trabalhadores) no trabalho rural temporário a única possibilidade de obter algum rendimento monetário que permita sustentar a família e a eles próprios”, afirma o relatório.

Três em quatro trabalhadores (77,6%) encontrados em situações análogas à escravidão nas fazendas fiscalizadas nasceram na Região Nordeste. Do total nacional, 41,2% nasceram no Estado do Maranhão. “Isoladamente, o Maranhão contribuiu com praticamente o mesmo contingente fornecido pelos naturais dos Estados da Bahia (18,2%), Paraíba (8,2%) Tocantins (5%), Piauí (5%) e Mato Grosso (5%) juntos.”

Fonte:Estadão

+ sobre o tema

Racismo é engraçado? Histórias, Piadas e Humoristas

Racismo é engraçado? por: Rogério Santos Estava navegando pela internet...

Mulher negra filma sua expulsão de loja Victoria’s Secret; assista

Suposto caso de preconceito racial ocorreu nos Estados Unidos A...

Racismo no Orkut vai parar na Justiça

MP Federal de Jales entrou com ação em que...

Racismo na Itália: Ministro da Integração quer combater o racismo na web

Depois de ouvir imigrantes e hebreus, o ministro Andrea...

para lembrar

Taís Araújo comemora prisão de racistas, mas teme preconceito contra filhos

Em sua primeira entrevista a jornalistas após a prisão...

Anúncio racista? Polémica nas redes sociais leva Gap a pedir desculpa

Um anúncio que mostra um fotografia de quatro raparigas...

Dia 17 tem ato contra o racismo em Campinas

  No domingo (17 de fevereiro), a partir das 9...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=