Outras impressões, manifestações livres sobre qualquer assunto – Motoqueiros

*6,18 motoqueiros mortos para 10 mil veículos é um número assustador. Esse é um dado alarmante que no Brasil vitima, na sua grande maioria, jovens das classes menos favorecidas. Distante da atmosfera “Easy Rider” ou dos amantes da “liberdade” e do vento na cara ao dirigir que frequentam as principais rodovias paulistas nos finais de semana em passeios bucólicos, nas capitais brasileiras as motocicletas se transformaram em ganho de vida e meio de transporte rápido.

Em Sampa os motoboys cruzam a metrópole diversas vezes durante o dia, em alta velocidade, para entregar todo tipo de encomenda. De um simples envelope, passando por comida e outros produtos que precisam chegar aos destinatários com certa urgência.

Nesse zigue-zague e transitando por vias congestionadas, os acidentes viram rotina. Devido à fragilidade, numa batida quase sempre o motoqueiro morre ou fica com graves sequelas para o resto da vida.

Nos últimos anos a cidade de São Paulo implantou algumas medidas para diminuir esse tipo de acidente, como faixas exclusivas, diminuição da velocidade para 60 km por hora nas avenidas mais movimentadas e proibição das motos circularem pelas marginais. Além disso, a categoria, por meio do seu sindicato, desenvolveu ações no sentido de valorizar a atividade, de promover a conscientização, visando atitudes responsáveis que coloquem a vida em primeiro lugar, ao invés da pressa e da urgência das entregas.

Com o farto acesso para a aquisição dos mais diferentes modelos de motocicletas, se não houver o compromisso de toda a sociedade para a mudança dessa situação, só restará chorarmos pelos nossos jovens mortos prematuramente.

A partir de dados incontestáveis, precisamos agir de forma integrada: governo, fabricantes, profissionais, usuários e toda a sociedade, a fim de discutirmos maneiras de integrar esse meio de transporte e de lazer às realidades dos nossos municípios, para que a experiência de dirigir uma moto seja de satisfação e de prazer e não uma tragédia. Por aqui, fico. Até a próxima.

*Fonte: Denatran e Ministério da Saúde.

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

Se Miami é o Brasil que deu certo, então … – Por: Leonardo Sakamoto

Miami é o Brasil que deu certo, então...

Violência política contra mulheres, negros e LGBTs ameaça o exercício democrático nas eleições

A violência política é uma ameaça à representatividade e...

A fome do Brasil é negra, mulher e vive nas regiões Norte e Nordeste

No Brasil, a fome tem raça, gênero e território....

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=