Após recusa de cinco senadores, Humberto Costa será relator de processo contra Demóstenes

Por: Marina Marquez

Petista vai relatar ação que decide se senador será ou não cassado


O senador Humberto Costa (PT-PE) será o relator do processo disciplinar que vai decidir se Demóstenes Torres (sem partido-GO) será ou não cassado. O nome do petista foi escolhido em sorteio da Comissão de Ética na manhã desta quinta-feira (12), depois de cinco tentativas.

Os senadores Lobão Filho (PMDB-), Gim Argello (PTB-DF), Ciro Nogueira (PP-PI), Romero Jucá (PMDB-RR) e Renan Calheiros (PMDB-AL) foram sorteados e recusaram a tarefa, por motivo de “foro íntimo”.

Na última terça-feira (10), a comissão decidiu pela abertura de processo disciplinar e na quarta (11) Demóstenes foi notificado. Ele terá dez dias úteis para apresentar uma defesa prévia, contados a partir de ontem.

O senador é suspeito de participar de um suposto esquema de exploração de jogos ilegais, como o jogo do bicho e máquinas caça-níqueis, comandado pelo empresário Carlos Ramos Araújo, o Carlinhos Cachoeira. A quadrilha, desmontada pela Polícia Federal na operação Monte Carlo, atuava em Goiás e no Distrito Federal.

O escolhido para relatar o processo sobre Demóstenes, Humberto Costa, disse que vai buscar um trabalho justo, “cumprindo de forma rigorosa e fiel o regimento do Senado, do Conselho de Ética e a Constituição Federal”.

— O julgamento no Conselho de Ética não é um julgamento que leva em consideração provas e legalidade. É um julgamento que observará a quebra de decoro ou não do parlamentar. Vamos escutar quem for preciso e, claro, marcar um momento para escutar o senador Demóstenes.

Na próxima terça (17), ele vai apresentar um plano de trabalho com a proposta de datas para observar os documentos e escutar testemunhas. Humberto Costa também prometeu ser imparcial durante todo o trabalho e comentou a desistência dos colegas que foram sorteados antes. Segundo Costa, ele entende que os que recusaram o fizeram por já ter tido “discussões e problemas” diretos com Demóstenes, o que poderia ser visto como vingança e retaliação.

Já o responsável pela representação que pediu a cassação do senador goiano, Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), disse que o declínio foi uma “cena lamentável que envergonha o Senado”.

— O Conselho de Ética montado e o conjunto dos seus representantes, quando é chamado para cumprir o seu papel renuncia ao oficio para o qual foi designado com a lacuniosa expressão ‘foro íntimo’. Não existe foro íntimo para a função pública. Isso aqui não é espaço íntimo e privado, mas um espaço público para se exercer uma função pública.

Durante o sorteio do relator, vários senadores, imprensa e funcionários presentes caíam na risada a cada momento que um senador recusava a relatoria. O presidente interino da Comissão de Ética, Antônio Valadares (PSB-SE), chegou brincar.

— Já que ninguém quer ser relator, quem quer ser presidente?

Exigências de Demóstenes

No início da comissão, Demóstenes esteve presente e exigiu que seja feita uma eleição para presidente da comissão. Ele apresentou argumentos regimentais e disse que não quer anular o processo contra ele e apresentará provas para provar sua inocência.

— Não vim para alegar qualquer nulidade. Me considero notificado ontem e apenas gostaria que esse conselho elegesse definitivamente, conforme o regimento, o novo presidente antes de apresentar minha defesa, que farei por escrito.

O senador goiano disse que esse não é o momento, mas no dia específico vai apresentar seus argumentos e discutir “no mérito”.

— Optei por falar no Conselho de Ética. Farei minha defesa primeiro por escrito e depois da forma mais contundente serei questionado. Por senadores, suplentes e todos da Casa, conforme o regimento. […] Aqui quero me defender no mérito, quero provar minha inocência no mérito. O foro competente é esse e eu o farei.

 

 

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

Sou branca, privilegiada, mas quero ao meu lado um país mestiço, diverso, diz Neca Setubal, do Itaú

Maria Alice Setubal, herdeira do conglomerado Itaú, celebrou há pouco...

Após repercussão nas redes, Reuters responde sobre gafe em entrevista com FHC

Depois de publicar acidentalmente uma sugestão interna no meio...

Senado vai apoiar campanha federal pela igualdade racial

Ministra se encontrou com presidente do Senado José Sarney...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=