Presidente eleito do Banco Mundial promete mais voz a emergentes

 

O Banco Mundial escolheu nesta segunda-feira o especialista em saúde Jim Yong Kim como seu novo presidente, mantendo o controle de Washington sobre o posto e levando os países em desenvolvimento a questionar o processo de seleção.

“Vou buscar um novo alinhamento do Banco Mundial com um mundo em rápida transformação”, afirmou o coreano-americano em comunicado emitido do Peru, sua última parada em um tour global que começou depois de Barack Obama tê-lo indicado ao Bird.

“Juntos, com parceiros novos e antigos, vamos promover uma instituição que responda efetivamente às necessidades de seus diversos clientes e doadores; ofereça resultados mais fortes no apoio ao crescimento sustentável; priorize soluções baseadas em evidências por cima da ideologia; amplifique as vozes dos países em desenvolvimento; e se baseie na experiência das pessoas que atendemos”, acrescentou Kim.

O coreano-americano Kim, de 52 anos, derrotou na disputa a ministra das Finanças da Nigéria, Ngozi Okonjo-Iweala, contando com o apoio de aliados de Washington na Europa ocidental mais Japão e Canadá.

Diferentemente de decisões anteriores, não houve unanimidade entre os 25 membros do conselho. O Brasil havia anunciado pouco antes do anúncio do Banco Mundial que decidira apoiar Okonjo-Iweala. Outro país dono de economia emergente a apoiar a candidata nigeriana foi a África do Sul. Três fontes disseram ainda que China e Índia apoiaram Kim.

“Os concorrentes receberam apoio de diferentes Estados-membros, o que refletiu o alto calibre dos candidatos”, disse o Bird sobre o anúncio de seu conselho. Kim, presidente do Dartmouth College, assumirá o posto em 1º de julho com a saída do atual presidente Robert Zoellick.

A concorrente Okonjo-Iweala parabenizou Kim e disse esperar trabalhar em conjunto com o futuro presidente da instituição. No entanto, a ministra nigeriana defendeu melhoras no processo de seleção. “Está claro para mim que precisamos torná-lo (o processo) mais aberto, transparente e baseado no mérito”, disse Okonjo-Iweala. “Precisamos ter certeza de que não contribuímos para um déficit democrático em governança global”, completou.

Os Estados Unidos mantêm a presidência desde a fundação do Banco Mundial após a Segunda Guerra Mundial. O Fundo Monetário Internacional (FMI), por outro lado, sempre foi liderado por um europeu.

Quebrando o padrão

Diferentemente de outros presidentes do Banco Mundial, Kim não é político, banqueiro nem diplomata. Médico e antropólogo, já trabalhou para garantir acesso à saúde em países em desenvolvimento. Combateu tuberculose no Haiti e em Pequim. E ajudou a tratar de pacientes com HIV em prisões russas.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deu boas-vindas à escolha de Jim Yong Kim como presidente do Banco Mundial, dizendo-se satisfeito com a abertura e a transparência do processo de seleção.

“Agradeço o forte apoio dado ao Dr. Kim por líderes de todo o mundo”, afirmou Obama em comunicado. Obama ainda elogiou o futuro presidente, que teve a candidatura proposta pelos EUA, por ser um líder inclusivo.

“Estou feliz de que este tenha sido um processo (de escolha) aberto e transparente, e eu gostaria de aproveitar a oportunidade para reconhecer as qualificações e o compromisso dos outros dois candidatos”, completou Obama.

A disputa envolveu três candidatos até sexta-feira, quando o ex-ministro das Finanças da Colômbia José Antonio Ocampo retirou seu nome da corrida. Ele disse que o processo, que deveria ter como base as credenciais dos candidatos, tornou-se político.

O ministro das Finanças da África do Sul, Pravin Gordhan, comemorou o fato de não-americanos terem disputado o posto pela primeira vez, mas também afirmou haver preocupações de que o processo não tenha se baseado totalmente em mérito.

“Acho que vamos descobrir que o processo ficou aquém disso”, disse Gordhan à Associação dos Correspondentes Estrangeiros na África do Sul, acrescentando que também houve “sérias preocupações” de que a decisão não contou com transparência.

O atual presidente Robert Zoellick disse que a base científica de Kim para se atingir resultados será de valor inestimável para o Banco Mundial e sua modernização. Já o secretário britânico para desenvolvimento internacional, Andrew Mitchell, declarou que Kim já mostrou que pode liderar mudanças.

“Como primeiro desenvolvimento profissional para chefiar o Banco Mundial, a considerável experiência de Jim Kim será vital para levar adiante seu programa ambicioso de reforma e modernização”, afirmou.

 

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Iza diz que comparações a Anitta e Ludmilla são ‘machistas e desnecessárias’

Cantora promete lançar hit do verão de 2020 com...

África do Sul enfrenta dilemas da militarização prestes a completar um mês de lockdow

Apesar da rigidez, a classe empresarial sul-africana não está...

Jay-Z vai transmitir show ao vivo direto do festival South By Southwest

Depois de interromper sua carreira para cuidar de sua...

para lembrar

Prefeitura do Rio regulariza atividade das cozinheiras da Feira das Yabás

As cozinheiras da Feira das Yabás, em Madureira, Zona...

A negritude como forma poética e militância

Pioneira. Espetáculo celebra bailarina Mercedes Baptista Por JOYCE ATHIÊ, do...

Madonna mostra obra de Marielle Franco em seus Stories

Muito além da música, a cantora Madonna sempre usou...

Não Vote No Inimigo

Mais de 144 milhões de eleitores deverão ir às...
spot_imgspot_img

Censo 2022: população quilombola tem perfil jovem e maioria masculina

As populações quilombolas possuem perfil mais jovem do que o observado na população total do Brasil. Além disso, nos territórios quilombolas, a presença dos...

Festival Feira Preta tem shows de Luedji Luna, Tasha & Tracie e Marcelo D2 a partir de sexta no Parque Ibirapuera, em SP

Mais uma edição do Festival Feira Preta, um dos maiores eventos de cultura negra da América Latina, vai ser realizado a partir desta sexta-feira...

MinC vai lançar plataforma de streaming voltada ao audiovisual nacional

O Ministério da Cultura está se preparando para lançar, ainda no segundo semestre deste ano, uma plataforma de streaming dedicada à produção audiovisual brasileira. Idealizado pela Secretaria do Audiovisual...
-+=