Casamento civil igualitário: os mesmos direitos com os mesmos nomes

VOCÊ ESTÁ CONVIDADO/A:

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região, o Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), os Consulados Gerais dos Estados Unidos e da Argentina no Rio de Janeiro e o gabinete do deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) promovem nesta sexta-feira, 13 de julho, a partir das 9h, o seminário internacional ” Casamento civil igualitário: os mesmos direitos com os mesmos nomes “, na sede do CCJF, na Cinelândia.

O ingresso é livre e gratuito e não precisa de inscrição prévia , mas aconselhamos chegar cedo para garantir o lugar, já que a capacidade da sala é limitada. Para consultas: [email protected] .

Entre os destaques da programação do seminário estarão a Palestra Magna “Casamento igualitário: uma questão de direito”, que será proferida pelo ministro Eugenio Raúl Zaffaroni , da Suprema Corte da Argentina.

Zaffaroni é um dos juristas mais reconhecidos do mundo, com mais de 20 obras jurídicas publicadas na Argentina e muitas outras publicadas em outros países. Atual vice-presidente da Associação Internacional de Direito Penal e professor da Universidade de Buenos Aires, ele é doutor honoris causa da UERJ, da Universidade Católica de Brasília e de dezenas de universidades de diferentes países. Suas teorias são amplamente difundidas no Brasil, tendo publicado vários livros em português, entre eles os que fez em co-autoria com José Henrique Pierangeli e com Nilo Batista.

Zaffaroni também foi convencional constituinte federal, em 1994, presidente da Comissão de Redação da constituição da Cidade de Buenos Aires, em 1996, e atualmente preside a comissão encarregada da reforma do Código Penal argentino. Durante o processo político e social que levou à legalização do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo no país, ele redigiu a sentença que poderia ter sido emitida pela Suprema Corte – declarando inconstitucional a proibição do casamento aos homossexuais – se o Congresso não tivesse aprovado antes a nova lei, em 2010. O projeto de sentença do ministro foi publicado num livro editado na Argentina.

Após a Palestra Magna de Zaffaroni, o seminário continuará com o painel “Casamento igualitário: perspectivas multidisciplinares”, com a presença da norte-americana Dagmar Herzog , professora catedrática de história do Centro de Pós-Graduação da City University of New York (CUNY). Também participarão como palestrantes o coordenador da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio de Janeiro, Carlos Tufvesson ; o Prof. Dr. Sócrates Nolasco (UFRJ); os/as desembargadores/as federais Liliane Roriz e Guilherme Calmon da Gama ; a juíza federal Fernanda Duarte , e a jornalista Cristina Grillo , da Folha de São Paulo .

A abertura do evento será feita pela desembargadora federal Maria Helena Cisne , presidenta do TRF da 2ª Região, pelo cônsul Alfred Boll , diretor da seção de assuntos políticos e econômicos do consulado americano, pelo cônsul geral da Argentina no Rio de Janeiro, Marcelo Bertoldi , e pelo deputado federal Jean Wyllys , autor e principal impulsionador de uma proposta de emenda constitucional que busca a legalização do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo no Brasil.

Mais informação: www.casamentociviligualitario.com.br

SERVIÇO:

Data: Sexta-feira, 13/07/2012

Endereço: Centro Cultural Justiça Federal – Av. Rio Branco, 241 – Centro – Rio de Janeiro

Horário: 9h às 18h.

IMS/UERJ – R. São Francisco Xavier, 524, 6 Andar, BL E-20550-013-Rio de Janeiro-RJ-Brasil-Tel:(21)2568-0599

 

 

Fonte: Lista Racial

+ sobre o tema

Por que não há uma única mulher entre os 39 atletas mais bem pagos do mundo

Às vésperas das Olimpíadas do Rio de Janeiro, a...

Desmond Tutu: Não gostaria de ir para um céu homofóbico

O arcebispo Desmond Tutu foi uma das principais figuras...

Vizinho que degolou fisioterapeuta é autuado por feminicídio

Exames de DNA comprovaram que Tássia foi covardemente assassinada...

Eu implorei pra ele parar

Por Maria Vitoria Francisca Enviado para o Portal Geledés  "Eu disse que...

para lembrar

Descolonizando o Conhecimento: uma palestra-performance de Grada Kilomba

06/03, das 16h às 18h|Local: CCSP – Centro Cultural...

Feira de Empreendedorismo Feminino com negócios liderados por mulheres

A Feira de Empreendedorismo Feminino Intercultural tem entrada gratuita,...

Um ato pra se sentir mulher

Encontro de Mulheres em Defesa da Democracia hoje (7),...

As virtudes do sexo sem berro

Um poeta português disse que as cartas de amor...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=