Ministra inaugura mucane e declara apoio a Iriny

Mais do que um prédio, o Museu Capixaba do Negro (Mucane) é um lugar que fala muito da dignidade do negro, das suas conquistas e lutas. Para Luiza Bairros, ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), o Mucane simboliza “uma conquista muito importante para Vitória, particularmente para os negros, porque foram os primeiros a acreditar na possibilidade da existência deste espaço. Ao longo do tempo, o setor público acabou sendo convencido e a Prefeitura de Vitória fez um belíssimo trabalho”, ressaltou a ministra. Luiza Bairros participou da reinauguração do Mucane, que recebeu o nome de Maria Verônica da Paz, uma militante do movimento negro, neste dia 5 de julho, no Centro de Vitória (ES).

“O que nós esperamos é que o Mucane seja um lugar vivo, que fale da nossa história, mas que fale também, e muito, deste novo presente de organização política, de processos de afirmação da pessoa negra. O Mucane não está separado de políticas que têm sido feitas na direção da igualdade racial no município de Vitória.”

Após o evento, Luiza Bairros se encontrou em um restaurante da capital com a candidata do PT à Prefeitura de Vitória, Iriny Lopes, ex-ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), com quem trabalhou durante 13 meses no governo Dilma.

“Várias iniciativas para a promoção da igualdade racial têm sido levadas a cabo pela gestão de Vitória. Tenho a certeza de que Iriny será a nova prefeita de Vitória e isso é a garantia de reafirmação e aprofundamento de toda a possibilidade de trabalhar, tendo como eixo nas políticas públicas, a defesa da diversidade e a promoção da igualdade racial e de gênero”, avaliou a ministra da Seppir.

 

Fonte: iriny13

+ sobre o tema

para lembrar

Veja os dez cursos mais procurados no Sisu; inscrições terminam hoje

Como os candidatos podem escolher até duas opções de...

10 tendências da tecnologia na educação

Como garantir que investimentos e iniciativas em tecnologia realmente...

Hoje na História, 18 de Junho, comemora-se o dia do Tambor de Crioula

Nesta quarta-feira (18) comemora-se o dia do Tambor de...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=