Afrodescendentes constroem identidade, na Venezuela

Os afrodescendentes latino-americanos buscam hoje uma identidade própria que os vincula com África sem os afastar de seus respectivos países, afirmou na Venezuela o acadêmico gabonês Nicolás Ngou-Mve.

Em declarações à Prensa Latina, o professor da Universidade Omar Bongo, de Libreville, destacou as mudanças acontecidas na região, onde pouco tempo atrás os pesquisadores se concentravam especialmente em estudos sobre os indígenas e os problemas sociais. Inclusive quando abordavam o tema, o separavam da África, “dantes se dizia negros ou escravos, mas nos últimos anos se introduziu o afro”, assinalou o especialista, quem assiste aqui ao I Foro Internacional de Afrodescendência e descolonização da memória.

Segundo Ngou-Mve, nesta realidade influi a situação atual da área, a maneira na que “as sociedades estão progredindo, se libertando”.

Se não existisse uma tomada de consciência social e política nestes países, quiçá os movimentos afros não teriam tanto dinamismo como na atualidade, considerou.

Por outra parte, o catedrático ressaltou a presença de rasgos da cultura africana em âmbitos como a dança, as canções, a língua, e a cozinha latinoamericana.

Ao encontro, inaugurado a véspera, assistem delegados da Argentina, Cuba, Equador, Gabão, Congo, Costa do Marfim e África do Sul, entre outras nações.

As três primeiras jornadas do Foro, que concluirá no próximo sábado, terão por sede o Museu de Arte Contemporâneo e a Livraria do Sul do teatro Teresa Carreño, e depois as atividades se transladarão até o estado de Guárico.
Organizado pelo despacho cultural, o Arquivo Geral e o Centro Nacional de História, a reunião renderá homenagem ao coronel independentista venezuelano Juan José Rondón.

 

 

Fonte: Mulher Negra

+ sobre o tema

Morre a poeta Tula Pilar, seguidora de Carolina Maria de Jesus

Uma poeta negra, mineira, que trabalhou como doméstica e...

Guillermo Fariñas em estado grave após cirurgia

O dissidente cubano Guillermo Fariñas, que passou mais de...

VENEZUELA con la tercera mayor cantidad de afrodescendientes de Suramérica

Jesús Chucho Garcia La población afro está concentrada en...

para lembrar

Cinco anos sem Michael Jackson: Rei da Pop não perdeu o trono

Passam hoje, 25 de Junho, cinco anos desde a...

Comunidade quilombola de Cairu (BA) é ameaçada por fazendeiro

Batateira, quilombo situado numa ilha no município de...

11 filmes de Hollywood previstos para 2016 com protagonistas negros

Enquanto Hollywood continua lutando para conseguir alcançar mais eficazmente...

Tais Araújo posa com look africano para série com Lázaro Ramos

Tais Araújo posou com corpo e rosto pintados e...
spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...
-+=