Negros e nordestinos da classe C tem crescimento de 123% na renda

O grande fator para o resultado foi maior participação das mulheres nas decisões e contribuições familiares, com um aumento de 76%.

Segundo informações do estudo ‘Vozes do Brasil’ e do Data Popular, nordestinos e negros da classe C tiveram aumento de renda superior a classe média nos últimos dez anos. O aumento foi de 123% entre os anos de 2002 e 2012 para os negros e nordestinos, enquanto o crescimento da classe média foi de 57%, que se dá por conta do aumento do salário mínimo nos últimos anos e pelo acesso a empregos melhores.

O principal fator para o resultado foi maior participação das mulheres nas decisões e contribuições familiares, um aumento de 76% na classe C. O estudo apontou que 78% dos homens dizem que o aumento da participação das mulheres se daria para evitar conflito e afirmam que, para não brigar, mudam de opinião. Já 77%, dizem que as mulheres guardam dinheiro sem eles saberem e 63% afirmaram que a esposas sabem exatamente quanto ganham.

Na pesquisa, 85% dos homens da classe C disseram que a esposa é responsável pelas decisões em relação à compras no supermercado, 72% definem a roupa deles e 78% afirmaram que a viagem de férias é decidida pelas mulheres. Os resultados serão divulgados no Fórum Novo Brasil: Vozes da Classe Média Brasileira, que acontece nos dias 12 e 13 de novembro, em São Paulo.

Fonte: IBahia

+ sobre o tema

para lembrar

Educação e PEC241: retrocesso de mais de 80 anos

Garantia de percentual dos impostos para ensino foi estabelecida...

Provas do ENEM 2011 estão marcadas para 22 e 23 de outubro

Cronograma foi confirmado pelo Ministério da Educação. O...

Curso de formação de formadores para a educação das relações étnico-raciais

Enviado por Suelaine Carneiro INSCRIÇÕES ABERTAS PARA ESTUDANTES DA UFSCAR: DE 20...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=