Vitória das esquerdas esvazia julgamento do ‘mensalão’

Pouco depois da última pesquisa dos institutos Ibope e Datafolha apontarem uma vantagem de mais de 15 pontos percentuais de diferença em favor do candidato petista Fernando Haddad, contra o tucano José Serra, na disputa pela prefeitura de São Paulo, o Jornal Nacional, principal noticioso da rede conservadora de TV Globo, na última terça-feira, dedicou 18 minutos ao julgamento da Ação Penal 470 no Supremo Tribunal Federal (STF), conhecido como processo do ‘mensalão’. A matéria foi ao ar segundos após o horário eleitoral gratuito, com destaque para as passagens em que Marco Aurélio Mello citou a quadrilha formada pelo “sintomático 13” e Celso de Mello comparou o partido do governo às organizações criminosas do PCC e do Comando Vermelho. Desde então, a estratégia dos partidos de direita mudou.

Tanto no STF quanto na ‘telinha da Globo’, houve o claro esvaziamento das sessões, com apartes moderados dos ministros, alertando sobre a cautela na fixação de penas, como pontuou o ministro Marco Aurélio Mello e, na maioria das vezes, seguindo as posições mais equilibradas do revisor Ricardo Lewandowski, como no caso de Celso de Mello. No noticiário do Jornal Nacional, a reportagem dedicada ao mensalão não citou mais o PT. E o ponto alto, que poderia ter ocorrido nesta quinta-feira, como chegou a arriscar o colunista Lauro Jardim, da revista semanal de ultradireita Veja, pela coluna Radar, na definição das penas de José Dirceu e José Genoino, ficará para depois das eleições, a partir do dia 5 de novembro, quando Joaquim Barbosa retornará de Berlim, para onde embarca neste fim de semana, para um tratamento de saúde.

Segundo analistas ouvidos pelo Correio do Brasil, o que houve foi uma tomada de consciência quanto à prevista derrota do candidato tucano para a administração da capital paulista e o fortalecimento do PT e de seus aliados nas principais capitais do país, apesar da campanha midiática em torno do processo que, segundo afirmou o presidente do STF, ministro Ayres Britto, “expôs as víceras” da agremiação partidária. A realidade é que o julgamento não apresentou qualquer peso maior na eleição municipal de São Paulo. De acordo com os dois institutos, Datafolha e Ibope, Fernando Haddad, do PT, já está praticamente eleito. Sua vantagem nos votos válidos tende a chegar a 20 pontos nas eleições que acontecem neste domingo.

A leitura é a de que, por mais barulho que a mídia conservadora conseguisse fazer, como fez o JN ao sublinhar as frases de efeito dos ministros do STF, apenas um golpe poderia impedir a vitória do PT nas urnas. Esta pode ter sido a reflexão entre os ministros da Suprema Corte, que não gostariam de ser ver acusados de participar de uma manobra eleitoral frustrada. Em linha com este raciocínio, jornalistas políticos da mídia conservadora deixaram de comentar suas próprias pesquisas. Na Globo, Merval Pereira nada falou sobre o Ibope, ligado à emissora comandada por Ali Kamel, assim como Eliane Cantanhêde não comentou o Datafolha, como sempre fez em suas colunas.

Apenas Reinaldo Azevedo, na Veja, publicou um pequeno texto no qual torce para os números das pesquisas estejam errados. Não parecem estar e, uma vez confirmados, Fernando Haddad será eleito prefeito de São Paulo dentro de 48 horas, para frustração da direita e de suas tentativas mirabolantes de iludir o eleitor.

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

Grandezas e misérias das redes sociais

Tem-se atribuído às redes sociais a virulência que atualmente...

Marcelo Yuka: “não superei nada e nem quero”

O boletim Notícias e Análises, do Observatório de Favelas,...

Em defesa da democracia e da Constituição

Querem chegar a um país onde o povo não...

Atos do movimento negro em 20 estados cobram retomada do auxílio emergencial: ‘Tem gente com fome’

A Coalizão Negra por Direitos realiza nesta quinta (18)...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=