Dilma: royalties futuros irão para Educação

No início da tarde desta quarta, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, interrompeu uma reunião da bancada do PT na Câmara dos Deputados para transmitir dois recados da presidenta Dilma Rousseff:

Getty Images

1. O governo não admite qualquer mudança na distribuição de royalties do petróleo que modifique contratos já assinados. A posição favorece estados produtores, principalmente Rio de Janeiro e Espírito Santo.

2. Os royalties futuros, decorrentes da exploração de campos a serem licitados, terão que ser 100% investidos na Educação.

O primeiro recado reafirma uma posição do governo federal e bate de frente com o projeto de redistribuição de royalties que seria analisado hoje no plenário da Câmara – a votação foi adiada para a semana que vem.

A segunda decisão, de acordo com o próprio Mercadante, viabiliza a proposta – aprovada pela Comissão Especial do Plano Nacional de Educação formada na Câmara, – de destinar 10% do Produto Interno Bruto para a Educação.

Todos os estados e municípios terão direito a uma parcela dos futuros royalties, mas os recursos terão que ser aplicados integralmente na Educação.

Detalhe importante: estados e municípios beneficiados não poderão diminuir a parcela de recursos próprios que já aplicam no setor.

 

 

Fonte: iG.colunistas

+ sobre o tema

para lembrar

O futuro das redes sociais e da Educação

As redes sociais já ocupam boa parte da vida...

I Mostra de Arte e Cultura Afro-Brasileira e Indígena

CURADORES: Joselene de Souza Pinto Rubem Pereira de Àvila...

Fábulas africanas para uma cultura de paz

Queres que te conte mais? Fábulas africanas para uma...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=