Democratas declaram vitória de Obama na Flórida

Democratas declaram vitória de Obama na Flórida
Por Tom Brown

MIAMI, 9 Nov (Reuters) – O Partido Democrata da Flórida declarou na quinta-feira vitória do presidente Barack Obama no Estado na eleição presidencial dos EUA graças a uma pequena vantagem, mas aparentemente irreversível, aberta sobre o adversário republicano, Mitt Romney, na lenta contagem de votos da eleição de terça-feira.

Se Obama ganhar na Flórida, vai aumentar sua vitória no Colégio Eleitoral e terá vencido em todos os chamados Estados-chave dos EUA, exceto na Carolina do Norte, que ele venceu em 2008.

“Em nome dos Democratas da Flórida, dou parabéns ao presidente Barack Obama por sua reeleição e pelos 29 votos da Flórida (no Colégio Eleitoral)”, disse Rod Smith, presidente do Partido Democrata da Flórida, em comunicado.

Em um reconhecimento tácito da derrota, o porta-voz do Partido Republicano na Flórida, Brian Burgess, disse em um email que ele e outros apoiadores de Romney “não estavam, obviamente, felizes com o resultado” no Estado da Flórida.

“Mas, dada a onda que vimos em todo o país, estamos contentes que lhes demos uma disputa intensa na Flórida, prolongando a batalha até aqui”, disse Burgess.

Na quinta-feira à noite, Obama tinha 49,92 por cento dos votos em todo o Estado, contra 49,22 por cento para Romney, de acordo com a Divisão Eleitoral da Flórida.

Dois dos três municípios onde as cédulas ainda estão sendo apuradas, Broward e Palm Beach, são fortemente democratas. O terceiro, Duval, teve mais eleitores democratas registrados para votar do que republicanos, mas, tradicionalmente, inclina-se para o lado republicano em disputas presidenciais.
Apenas 58.055 votos separavam os dois candidatos, uma pequena diferença que, no entanto, é muito maior do que na eleição de 2000, quando o republicano George W. Bush venceu na Flórida por 537 votos e conquistou a Casa Branca depois de uma recontagem que parou na Suprema Corte dos EUA.
Desta vez, a indefinição na Flórida tornou-se irrelevante, uma vez que Obama conquistou com folga a reeleição mesmo sem os 29 votos do Estado no Colégio Eleitoral — o maior número entre todos os nove Estados-chave das eleições.

Nenhuma autoridade da Flórida estava disposta na quinta-feira a prever exatamente quando a apuração no quarto Estado mais populoso dos EUA, que tem 67 condados, seria oficialmente declarada como decidida.

Mas, a não ser que aconteça uma grande surpresa, Obama parece garantido par vencer na Flórida e ampliar a contagem de votos no Colégio Eleitoral para 332 contra 206 de Romney.

“É espantoso que, dois dias depois da eleição, a Flórida não seja capaz de relatar os resultados da eleição presidencial”, disse o democrata Smith em seu comunicado.

 

 

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança...

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

para lembrar

Má distribuição de internet pode criar novos tipos de desigualdade, diz Unicef

Enquanto jovens da África são os menos conectados, com...

Prefeitos divulgam carta aberta a Lula em defesa do “Dilmasia”

Prefeitos de Minas divulgaram uma carta aberta ao presidente...

Oposição articula troca de Cunha por Jarbas

Com o fracasso retumbante das manifestações pró-golpe neste domingo...

Quando foi que perdemos nossa humanidade? – Por: EDUARDO GUIMARÃES

  O que assusta não é a existência da selvageria...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na terça-feira que Portugal foi responsável por crimes cometidos durante a escravidão transatlântica e a era...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...
-+=