SOS Racismo realiza Semana da Cultura Negra em São Paulo

 

“Para nós o mês de Novembro é um momento de buscar e reforçar a luta contra o racismo no Brasil. Mas, o combate ao racismo deve ser exercido todos dos dias do ano”, afirmou Cícero Almeida, coordenador do SOS Racismo, órgão da Assembleia Legislativa de São Paulo, ao falar sobre a realização da Semana da Cultura Negra, com exclusividade para a Rádio Vermelho.

Por: Joanne Mota

Cícero informou que o evento tem início na tarde desta terça-feira (13) e vai até 5 de dezembro, com a realização de debates, seminários e a entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares. Além disso, o ele também informou que o evento conta com o apoio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais da Alesp.

Segundo o coordenador do SOS Racismo, “o evento busca retratar a luta do movimento negro no Brasil, que durante décadas busca, essencialmente, um reparo, um reconhecimento de anos de luta contra a opressão. Realizar a semana representa resgatar uma visão histórica da luta contra o racismo em nosso país”.

Das questões que serão abordadas durante o evento, Cícero destacou a violência contra os jovens na periferia, o racismo no mercado de trabalho, manifestção culturais, história se Zumbi do Palmares e João Cândido, entre outros.

Cícero reforça que “é preciso que a sociedade brasileira entenda que ou ela é negra ou é descendente. A cultura negra faz parte da nossa história e combater o racismo passa também pelo reconhecimento de nossa cultura, passa por desvendar nossa história”.

Educação formal e informal

Durante a entrevista, Cícero também destacou qu dentro da cesta básica do brasileiro está faltando um elemento essencial para o seu desenvolvimento: a cultura.

“Sem o fomento à educação e a valorização e difusão da cultura não atingiremos uma cidadania mais ampla, justa e igualitária para todos. O currículo escolar no Brasil, por exemplo, ainda é arcaico, não se discute a questão negra nas escolas, figuras como João Cândido e Zumbi dos Palmares e suas contribuições ao nosso país não são debatidas ou mesmo nem sequer constam nos livros didáticos”.

Segundo ele, “é preciso quebrar as celas que inviabilizam o aprofundamento da nossa cultura. Não podemos admitir mais que a questão negra seja discutida a partir dos porões. Isso só será atingido quando percebemos a necessidade de se valorizar a consciência de nação. Ou seja, educação, cultura e informação são fundamentais para romper com esses grilhões, e assim resgatar uma dívida histórica com os que dedicaram sua vida a luta contra o preconceito em nosso país”.

 

Fonte: Vermelho 

+ sobre o tema

A Origem e Consolidação do Racismo no Brasil III

3 - A Racionalização da Escravidão Negro-Africana por Mário Maestri Com a...

Pantera Negra: Protagonista diz que sente fazer parte de algo histórico

Ator falou sobre a importância de ser um protagonista...

Ricardo de Oliveira conquista primeiro ouro do Brasil nas Paralimpíadas

O Brasil ganhou a primeira medalha de ouro nos...

“Cresci sem ter um casal negro que me representasse”, diz Taís Araújo

Taís Araújo é uma das estrelas da série "Mister...

para lembrar

Emicida – Sobre crianças, quadris, pesadelos e lições de casa

Desde muito antes de ser “descoberto” pela mídia especializada...

Bob Marley em 25 frases geniais

Falecido em 1981, aos 36 anos, Bob Marley deixou...

Maria Borges é a primeira negra na capa da ‘Elle USA’ em 20 anos

Maria Borges é a primeira negra na capa da...

Literatura marginal brasileira ultrapassa fronteira das periferias

Fenômeno ganha espaço e reconhecimento com formas alternativas de...
spot_imgspot_img

Mães e Pais de Santo criam rede de solidariedade para apoiar comunidades de matriz africana afetadas no Sul

Quando a situação das enchentes se agravou no Rio Grande do Sul, Ialorixás e Babalorixás da cidade de Alvorada, região metropolitana de Porto Alegre,...

6 brasileiros que lutaram pelo fim da escravidão no Brasil

O fim da escravidão no Brasil completa 136 anos em 13 de maio deste ano. Em 1888, a princesa Isabel, filha do imperador do Brasil Pedro 2º,...

Iza anuncia que terá uma menina e o nome será Nala

O primeiro bebê de Iza e Yuri Lima já teve o sexo revelado: será uma menina. A cantora contou a novidade aos fãs na noite desta segunda-feira (13),...
-+=