Mercosul cria fundo regional para promoção dos Direitos Humanos

 

O Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos do Mercosul e o diretor da Secretaria do bloco, Jeferson Miola, assinaram um convênio de financiamento para a execução do projeto Construindo uma Infraestrutura para a Proteção e Promoção dos Direitos Humanos. O primeiro projeto contempla a criação de plataformas virtuais, agências governamentais e organizações sociais e a capacitação dos funcionários públicos.

O Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos do Mercosul (IPPDH) e o diretor da Secretaria do bloco, Jeferson Miola, assinaram um convênio de financiamento para a execução do projeto Construindo uma Infraestrutura para a Proteção e Promoção dos Direitos Humanos.

Segundo Miola, “o projeto traduz o estado de um Mercosul comprometido com os direitos humanos, a memória, a verdade e a justiça, que supera a etapa de um mercado comum da morte expresso pelo Plano Condor”. O convênio firmado em Montevidéu será financiado pelo Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (FOCEM) e foi apresentado pelo IPPDH e aprovado pelo conselho do Mercado Comum.

O primeiro projeto regional em matéria de direitos humanos, que pretende fortalecer as instituições públicas e sociais do Mercosul para incrementar o alcance e a coordenação das políticas do bloco nesta matéria, contempla a criação de plataformas virtuais, agências governamentais e organizações sociais e a capacitação dos funcionários públicos envolvidos.

O secretário executivo do IPPDH, Víctor Abramovich, considerou que “a aprovação do projeto FOCEM representa não só um aporte econômico significativo, como também a expressão de um firme compromisso político dos governos do Mercosul com a promoção e proteção de direitos humanos como um eixo prioritário do processo de integração”.

Tradução: Katarina Peixoto

 

 

Fonte: Carta Maior

+ sobre o tema

‘Fugi do hospital e viajei 30 quilômetros para ter parto normal’

Três mulheres que não queriam se submeter à cesárea...

OEA condena Brasil por crimes no Araguaia na ditadura militar

A Corte Interamericana de Direitos Humanos, integrante da OEA...

Gilmar Mendes defende voto em presídios

Presidente do STF ressalta, porém, que eleição só ocorrerá...

IV Simpósio Internacional de Cultura e Comunicação na America Latina

O IV Simpósio Internacional de Cultura e Comunicação na...

para lembrar

Mulheres são mal representadas em pesquisas de câncer

Na era em que o estudo do câncer se...

Cesáreas representam 57% dos partos em SP

Na última década, a taxa de cesáreas em São...

Campanha ‘Gente boa também mata’ vira alvo de processo no Conar

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu nesta...

Alma Preta organiza debate sobre democratização da mídia no país

Atividade marca o lançamento da campanha de assinaturas e...
spot_imgspot_img

Vírus altamente contagioso tem sido o principal responsável pelos casos de infecções respiratórias em crianças

Um vírus altamente contagioso tem sido o principal responsável pelos casos atuais de infecções respiratórias em crianças. Primeiro, a Valentina foi parar na UTI. Agora,...

CNU: saiba como conferir local de prova do ‘Enem dos concursos’

O governo divulgou, nesta semana, o cartão de confirmação de prova do CNU (Concurso Nacional Unificado) com a informação sobre o local de prova...

Vacinação da gripe é ampliada para todas as pessoas acima de seis meses de idade

O Ministério da Saúde ampliou a vacinação da gripe para pessoas acima de seis meses de idade. A medida passa a valer nesta quarta-feira (1º). Antes,...
-+=