Vírus altamente contagioso tem sido o principal responsável pelos casos de infecções respiratórias em crianças

Enviado por / FontePor Jornal Nacional, no g1

Segundo o último boletim da Fiocruz, o vírus chamado sincicial, mais conhecido como VSR, é responsável por 58% dos casos de síndrome respiratória aguda grave.

Um vírus altamente contagioso tem sido o principal responsável pelos casos atuais de infecções respiratórias em crianças.

Primeiro, a Valentina foi parar na UTI. Agora, é o irmão gêmeo, o Enrico, que continua internado. Foi o agravamento dos sintomas da bronquiolite que mandou os dois para o hospital. A mãe, a enfermeira Fabiana Vilela Nascimento, estava atenta.

“A piora é muito rápida. Ela de manhã estava bem, um pouquinho cansada. À noite, eu tive que vir correndo aqui para o hospital. [O alerta foi a] parte respiratória, respiração curta, barriguinha afundando. O Enrico ficou em casa. A gente ficou acompanhando, mas aí teve uma piora dessa parte respiratória, desse cansaço, e aí a gente teve que trazer ele no sábado também”, conta Fabiana.

Os hospitais infantis estão lotados de casos como o dos gêmeos. O principal causador de bronquiolite é um vírus respiratório chamado sincicial, mais conhecido como VSR. Segundo o último boletim da Fiocruz, ele é responsável por 58% dos casos de síndrome respiratória aguda grave. Em seguida, vêm os vírus influenza, causadores da gripe, em cerca de 25% dos casos. E o da covid, 8%.

Os sintomas são parecidos com um resfriado, e a maioria das pessoas se recupera em alguns dias. O VSR fica grave quando ataca quem é mais vulnerável.

“Ele é um vírus que pode acometer, que pode infectar qualquer pessoa em qualquer faixa etária. Mas a grande diferença é que, nas crianças, principalmente naquelas crianças com menos de 2 anos de idade, ele costuma causar uma doença chamada bronquiolite, que é uma inflação das pequenas vias aéreas, dos bronquíolos, que são aquelas ramificações finais dentro do pulmão. Então, a criança tem dificuldade de respirar e fica com muita secreção”, diz Francisco Ivanildo de Oliveira, infectologista do Sabará Hospital Infantil.

Para evitar que o VSR e outros vírus respiratórios continuem se espalhando é importante lembrar das lições que aprendemos com a Covid. Em caso de sintomas de gripe, usar máscara e não mandar os pequenos para escola ou para creche, não circular com bebês em aglomerações e dar para as crianças todas as vacinas disponíveis.

A Anvisa aprovou no mês passado uma vacina contra o vírus sincicial aplicada em grávidas, que cria anticorpos que protegem os bebês nos primeiros meses de vida. Ela ainda não está disponível no Brasil, mas as vacinas contra gripe e Covid estão e podem proteger crianças a partir dos 6 meses.

“Os bebês ficam doentes muito rápido e também melhoram rápido, mas tem que ficar alerta”, conta Fabiana.

+ sobre o tema

Para Jean Wyllys, permanência de Feliciano na presidência de comissão é radicalização do PSC

  O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), um dos idealizadores da...

Geledés participa de fórum global da Unesco contra Racismo e Discriminação

Na abertura do 3º. Fórum Global contra o Racismo e...

Novo corregedor da Polícia Militar de São Paulo garante agilidade nas investigações

Em nota, Admir Gervásio Moreira disse que não deixará...

Mulheres negras na resistência e mobilização por direitos humanos

O lançamento do relatório anual "O Estado dos Direitos...

para lembrar

“Sou negra e poderosa. Saí da pobreza e me tornei empresária milionária”

"Quando eu chego em uma roda de empresários, eles...

A luta contra a censura na internet

Editorial do sítio Vermelho A liberdade de expressão...

Desmentida por José Serra, Sheila reafirma que mulher dele fez aborto

'É muito fácil declarar alguns valores que o mundo...

Sucessor de Feliciano, deputado Assis do Couto, diz que não é a favor nem contra relação gay

Feliciano acumulou polêmicas ao presidir Comissão de Direitos Humanos. Assis...
spot_imgspot_img

Evento de Geledés propõe avanço da ONU e do G20 na agenda racial

“Foi um encontro de alto nível. Fomos capazes de aglutinar assuntos como diversidade, representatividade, olhando para o G-20 sob a perspectiva dos afrodescendentes”, disse...

Integrando Justiça Racial na Agenda 2030: O Papel do ODS 18

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a criação do ODS 18 – Igualdade Étnico-Racial em setembro de 2023, durante a Cúpula dos...

Recomendações de Geledés para Negociações Climáticas – UNFCCC COP29

Geledés – Instituto da Mulher Negra produziu recomendações para contribuir com o conteúdo das negociações no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre a...
-+=