Mercosul cria fundo regional para promoção dos Direitos Humanos

 

O Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos do Mercosul e o diretor da Secretaria do bloco, Jeferson Miola, assinaram um convênio de financiamento para a execução do projeto Construindo uma Infraestrutura para a Proteção e Promoção dos Direitos Humanos. O primeiro projeto contempla a criação de plataformas virtuais, agências governamentais e organizações sociais e a capacitação dos funcionários públicos.

O Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos do Mercosul (IPPDH) e o diretor da Secretaria do bloco, Jeferson Miola, assinaram um convênio de financiamento para a execução do projeto Construindo uma Infraestrutura para a Proteção e Promoção dos Direitos Humanos.

Segundo Miola, “o projeto traduz o estado de um Mercosul comprometido com os direitos humanos, a memória, a verdade e a justiça, que supera a etapa de um mercado comum da morte expresso pelo Plano Condor”. O convênio firmado em Montevidéu será financiado pelo Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (FOCEM) e foi apresentado pelo IPPDH e aprovado pelo conselho do Mercado Comum.

O primeiro projeto regional em matéria de direitos humanos, que pretende fortalecer as instituições públicas e sociais do Mercosul para incrementar o alcance e a coordenação das políticas do bloco nesta matéria, contempla a criação de plataformas virtuais, agências governamentais e organizações sociais e a capacitação dos funcionários públicos envolvidos.

O secretário executivo do IPPDH, Víctor Abramovich, considerou que “a aprovação do projeto FOCEM representa não só um aporte econômico significativo, como também a expressão de um firme compromisso político dos governos do Mercosul com a promoção e proteção de direitos humanos como um eixo prioritário do processo de integração”.

Tradução: Katarina Peixoto

 

 

Fonte: Carta Maior

+ sobre o tema

É preciso reconceituar o jornalismo

Fonte: Agência Carta Maior -   Não faz...

Fernando Conceição – A grande mídia contra as ações afirmativas

Por Fernando Conceição* em 2/6/2009 O que o Estado Democrático...

Mulheres são maioria entre empregados de fundações privadas, mas ganham menos

As mulheres representavam 62,9% do pessoal assalariado das fundações...

para lembrar

Mulheres com doenças como ansiedade e depressão têm mais chance de desenvolver câncer de colo de útero

Quando a enfermeira Juliana Martinovski viu, no Sistema de...

Crianças e adolescentes são prioridade absoluta no orçamento público?

Não é o que mostra a análise do orçamento...

Uma Tarde com James Baldwin

Uma tarde dedicada ao escritor norte-americano James Baldwin, com...
spot_imgspot_img

Câncer de pênis: Brasil é considerado o país com maior número de casos do mundo; veja os 6 sinais mais comuns da doença

O Brasil é considerado o país com maior incidência de câncer de pênis no mundo, em especial nas regiões Norte e Nordeste. Este tumor representa...

Geledés participa da 54ª Assembleia Geral da OEA

Com o tema “Integração e Segurança para o Desenvolvimento Sustentável da Região”, aconteceu entre os dias 26 a 28 de junho, em Assunção, Paraguai,...

Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos abre inscrições para sua 46ª edição

As inscrições para a 46ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos estão abertas de 20 de junho a 20...
-+=