Programação para o Dia Internacional da Mulher ganha destaque

Com a liderança dos comitês de gênero, órgãos estruturam ações para inclusão e cidadania das mulheres

 

Incentivo ao empreendedorismo, cursos de qualificação profissional e financiamento de projetos. Essas são algumas ações do governo federal alusivas ao Dia Internacional da Mulher.

No dia (01/03), a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), lançou dois editais públicos para financiamento de projetos nas áreas de trabalho, saúde, educação, gestão, poder e diversidade. Com o prazo de 45 dias para a apresentação das propostas, municípios, estados e instituições sem fins lucrativos poderão propor ações em prol das mulheres.
Ja no dia (03/03), começou a ser veiculada, em mídias eletrônicas, digitais e impressas, a campanha da SPM para o Dia Internacional da Mulher, cujo slogan é “Cada vez mais o Brasil é feito também pelas mulheres”.

O representante do Banco do Brasil no Comitê, destacou que, para o mês de março, o órgão vai lançar uma campanha de massa voltada para as empreendedoras. Ele destacou o Programa Crescer, de microcrédito produtivo orientado, que de suas 349 mil operações realizadas, 58% são para mulheres.

De acordo com Teresa Sacchet, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), no dia 8 de março haverá um evento sobre o Bolsa Família, programa de distribuição de renda cujas titularidades do cartão estão 93% em poder das mulheres.

O Ministério de Pesca e Aquicultura vai lançar um curso, via Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que vai formar duas mil mulheres em aquicultura e pesca. Segundo a representante do órgão, Roseli Zucanoto, o Plano Safra da Pesca e da Aquicultura vai beneficiar 150 mil marisqueiras e pescadoras de peixe.

Parte das ações do governo federal para o Dia Internacional da Mulher, reforçando o 8 de março, foram apresentadas pelos órgãos na 45ª reunião do Comitê de Articulação e Acompanhamento do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM). O encontro ocorreu em 19 de fevereiro, em Brasília.

Igualdade de gênero na administração federal – Na ocasião, a secretária-executiva da SPM, Lourdes Bandeira, registrou os dez anos da Secretaria. Ela frisou que o órgão superou previsões negativas. “Muitos falaram que a SPM não iria durar. Só conseguimos resistir até hoje porque temos um suporte muito grande do movimento social”, frisou.

A secretária nacional de Avaliação de Políticas e Autonomia Econômica das Mulheres, Tatau Godinho, da SPM, ponderou que “são dez anos de políticas para as mulheres. É momento de reconhecimento do trabalho dos ministérios, não só da SPM”.

 

Fonte: Mulher Negra 

+ sobre o tema

“Não dá para equiparar a experiência de ser mulher negra no Brasil e de ser branca”

A ativista e realizadora Viviane Ferreira veio ao Ciclo...

4 situações inadmissíveis que ainda acontecem com as mulheres

Feliz Dia Internacional da Mulher! Sinceramente, poucos são os motivos...

As cenas de sexo que ‘ninguém quer ver’

Um casal prestes a comemorar um importante aniversário de...

para lembrar

Diretora do Instituto Marielle quer mais mulheres negras na política

Desde fevereiro deste ano, o Instituto Marielle tem nova...

STJ assegura medida protetiva da Lei Maria da Penha para mulher trans

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ)...

Entidades se preparam para Dia Internacional de Enfrentamento da LGBTIfobia, no 17 de maio

Com 117 mortes de lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e...

A novela do beijo gay também é a novela das mulheres sem redenção

‘Amor à Vida’ teve em seu último capítulo o tão...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=