Ex-Modelo Aponta Racismo em Semanas de Moda e Cobra Ação de Organizadores

Enviado por / FonteDo Terra

A ex-modelo Bethann Hardison enviou quatro cartas na última quinta-feira para os órgãos sociais das semanas de moda de Nova York, Paris, Londres e Milão com acusações de racismo nas passarelas. Segundo ela, a ausência de modelos negros nos desfiles não pode ser vista com naturalidade. As informações são do Huffington Post.

No final da carta, ela citou grifes que seriam racistas, entre os nomes estão Donna Karan, Versace, Céline, Louis Vuitton, Alexander McQueen, Calvin Klein, BCBG, Prada e Chanel. “Assim não há esconderijo”, disse Hardison ao jornal. “Se você diz os nomes, ninguém pode dizer: ‘isso não tem nada a ver comigo’”, explicou.

“Eu estou tentando educar as pessoas. Esta é uma responsabilidade de muitos”, afirmou a ex-modelo. Hardison considerou a ação da Vogue uma representação poderosa da beleza negra, porém, dedicar um desfile para todos os modelos negros “é ofensivo”, segundo ela, e não resolve o problema do racismo. “Deve haver diversidade, todas as nacionalidades, cores, raças e tons de pele serem representados igualmente”, completou.

Steven Kolb, do conselho da semana de moda de Nova York disse que discutiu a carta com a presidente do grupo, Diane von Furstenberg, e que eles continuam a apoiar a diversidade. O conselho britânico informou que, embora não supervisione o casting de modelos, é comprometido com a luta pela diversidade na London Fashion Week.

Didier Grumbach, presidente da Chambre Syndicale, na França, garantiu que a próxima Paris Fashion Week vai representar uma grande variedade de etnias.  Mario Boselli, do órgão responsável pela semana de moda na Itália afirmou que continuará o incentivo, mas não pode impor como deve ser a escolha de modelos. Hardison disse ter respeito pelos designers: “acho que eles são boas pessoas e apenas não entendem quais os reflexos de suas atitudes”.

+ sobre o tema

Dilma irá ao funeral de Mandela na África do Sul

O funeral do ex-presidente sul-africano, Nelson Mandela, será no...

para lembrar

10 civilizações africanas mais surpreendentes que a egípcia

A África é o berço da humanidade. Foi lá...

O craque se despede: Rivaldo, uma canhota fulminante

  O astro brasileiro, campeão do mundo em...

Antônio Bandeira

Antônio Bandeira (Fortaleza CE 1922 - Paris, França 1967)....

Comunidade que iniciou Festa de Iemanjá ganha 1º imagem negra do orixá

Na orla da praia do Rio Vermelho, em Salvador...
spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=