MEC vai lançar programa de iniciação científica para ensino médio esta semana

Projeto pretende estimular jovens a cursar Matemática, Física, Química e Biologia. Primeira fase beneficiará 30 mil

Divulgação/MEC

Por Priscilla Borges

O Ministério da Educação vai lançar, ainda esta semana, um programa de iniciação científica para estudantes de ensino médio. De acordo com o ministro Aloizio Mercadante, o “Quero Ser Cientista, Quero Ser Professor” vai beneficiar, de início, 30 mil estudantes. No entanto, a perspectiva é chegar a 100 mil jovens.

O projeto será realizado em parceria com as universidades federais e pretende estimular os estudantes a ingressar em carreiras da área de exatas – Matemática, Física, Química e Biologia – que hoje sofrem com a carência de profissionais, especialmente de professores. O déficit de educadores nessas áreas, segundo o ministro, chega a 170 mil profissionais na rede pública.

Mercadante acredita que, colocando os jovens em contato com pesquisas e conhecimentos científicos dessas áreas, muitos estudantes vão se interessar pelos cursos. “À medida que você estimula e dá condições de ter interesse, ele vai seguir para o caminho das áreas exatas. Ou ele será professor ou vai ser matemático. O Brasil precisa de profissionais em todas elas”, diz.

Os estudantes e os professores orientadores do projeto vão ganhar bolsas. O ministro só revelou o valor da bolsa do aluno, que será de R$ 150. Esses jovens selecionados farão atividades em laboratórios das universidades e devem ser monitorados, em suas próprias escolas, por estudantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) .

A iniciativa faz parte do esforço do Ministério da Educação em elaborar políticas que transformem o ensino médio. Mercadante diz que essa fase da educação básica é a que mais precisa de atenção no momento, por causa do grande contingente de jovens fora da escola ou atrasados no fluxo escolar.

“Estamos ampliando o ensino médio inovador, programas de reforço escolar, aumentando os investimentos no ensino técnico e profissionalizante”, diz o ministro, que participou da abertura de congresso promovido pela organização Todos pela Educação, em Brasília.

Além do programa, o MEC vai distribuir kits de ciências (nas áreas de matemática, física, química e biologia) para todos os estudantes dessa etapa. Chamado de Aventuras da Ciência, o material pretende ensinar experiências simples para despertar o interesse dos jovens para as áreas.

Fonte: iG

+ sobre o tema

para lembrar

Sem escola, quilombo Ariramba segue na luta por educação libertadora

Quilombolas encontram dificuldade para ter acesso ao ensino básico...

Escola que foi pichada com frase racista ganha nome de Mandela

Escola do bairro Limão fez abaixo-assinado com 20 mil...

Educação oferece bolsas de mestrado e doutorado

  Interessados devem fazer o cadastro até o dia 10...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=