Escola que foi pichada com frase racista ganha nome de Mandela

Escola do bairro Limão fez abaixo-assinado com 20 mil assinaturas. Em 2011, muros foram pichados com frases racistas.

Do G1

Após cerca de cinco anos e quase 20 mil assinaturas em um abaixo-assinado online, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Guia Lopes, no bairro do Limão, Zona Norte de São Paulo, está em festa. Nesta quarta-feira (29) a escola deixa de fazer referência ao general da Guerra do Paraguai e homenageia o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela.

A alteração do nome para ‘EMEI Nelson Mandela’ foi publicada no diário oficial de São Paulo nesta quarta, mas é pedida desde 2015, quando alunos, pais e professores da escola decidiram que o nome reforçaria um eixo importante da atividade da escola.

Desde 2011, quando foi incluída no currículo uma disciplina sobre a cultura dos negros , o muro do colégio passou a ser pichado com frases preconceituosas, como “vamos cuidar do futuro de nossas crianças brancas” e “preserve a raça branca”, acompanhadas da suástica nazista. A partir daquele ano, a equipe docente decidiu dar ainda mais atenção ao tema.

Em 2015, uma carta contando a história da escola foi encaminhada ao prefeito Fernando Haddad, ao secretário municipal de Educação de São Paulo, Gabriel Chalita, e ao secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, Eduardo Suplicy.

Um abaixo-assinado no Change.org com o nome “Permitam que a nossa escola se chame ‘Nelson Mandela'” com mais de 19.200 assinaturas também foi feito.

Segundo a diretora Cibele Racy, a mudança vai além de uma placa na parede “Estamos muito felizes de deixar um legado para nossas crianças, pois Nelson Mandela representa a luta contra o racismo e todas as formas de discriminação e preconceito”. Para ela, a mudança vai fortalecer ainda mais a aplicação da lei federal Nº 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas públicas e privadas do país.

dsc00536
Foto: Reprodução/G1

+ sobre o tema

Primeiras alunas da Escola Nacional de Formação de Meninas Quilombolas começam a receber aulas

Um projeto inovador da Coordenação Nacional das Comunidades Negras Rurais...

MEC elaborará protocolos de prevenção ao racismo nas escolas

Ministério da Educação (MEC) irá elaborar protocolos de prevenção e...

Prouni: resultado da 2ª chamada será divulgado nesta terça-feira

O resultado da segunda chamada do Programa Universidade Para...

para lembrar

Como a Academia se vale da pobreza, da opressão e da dor para sua masturbação intelectual

Texto originalmente publicado em RaceBaitR como “How Academia Uses...

Aluno com 6 anos até dezembro poderá entrar no fundamental

Por: Mariana Mandelli e Luciana Alvarez   Em 2011,...
spot_imgspot_img

42 cursos para estudar na USP e na Unicamp de graça e online; veja a lista

Estudar em casa e sem pagar nada é possível, especialmente com a oferta de cursos online das prestigiadas universidades públicas USP (Universidade de São Paulo) e...

Primeiras alunas da Escola Nacional de Formação de Meninas Quilombolas começam a receber aulas

Um projeto inovador da Coordenação Nacional das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) começa a colher seus primeiros frutos. Na última semana, um encontro em Brasília celebrou...

MEC elaborará protocolos de prevenção ao racismo nas escolas

Ministério da Educação (MEC) irá elaborar protocolos de prevenção e resposta ao racismo em todas as etapas da educação básica e no ensino superior. A medida faz...
-+=