Violência em Salvador: entidades apelam para os Direitos Humanos

Salvador (Brasil) – Entidades do movimento social tornaram público hoje, através das redes sociais, um documento no qual pedem providências urgentes à situação de violência a que estão submetidas as populações dos bairros pobres de Salvador, sob ameaça de morte por parte de policiais, dirigida principalmente a seus líderes que tem denunciado o assassinato de um grande número de jovens, negros, na comunidade.

As entidades acusam a polícia de bases comunitárias (UPPs) de estar ameaçando ativistas de direitos humanos e do movimento negro de Salvador, citando especificamente um membro da campanha “Reaja ou será morto” , que teve recentemente sua casa invadida sob a alegação de que haviam recebido uma denúncia anônima (ver aqui artigo assinado por Jair Silva e publicado pela alaiONline sobre o assunto)

reaja-bahia-150x148

O documento relata que, no último domingo (28/10) policias da viatura 15 x 17 comentaram entre seus colegas de fardas que, se algum tipo de punição acontecer por conta de denúncias feitas na Corregedoria de Policia e do Ministérios Público, vai haver vingança, com a retirada da vida de ativistas e de moradores da comunidade militarizada do Bairro da Paz, ironicamente um dos bairros que lideram em índices de violência.

O documento diz ainda que as ameaças decorrem por conta de denúncias protocoladas no Ministério Público sobre torturas, abusos, agressões , intimidações, homicídios e desaparecimentos, praticados pela polícia e ou por homens encapuzados sob a tutela de agentes do Estado.

O relatório ainda clama pela justiça em relação à vida do jovem Rodrigo dos Anjos Silva, 21 anos, assassinado no dia 13 de setembro deste ano a uma distância de 250 metros da Base Comunitária do Bairro da Paz.

Diante da gravidade da situação que se caracteriza como uma transgressão da polícia baiana aos direitos humanos, o Conselho de Comunicação e Políticas Públicas da Metrópole de Salvador, Compop, emitiu uma nota para as listas de discussão solicitando sugestões para orientar as ações do órgão e dos movimentos sociais na defesa dos direitos humanos e na interlocução com o governo federal, do Estado e municípios.

Por conta da situação tensa e para proteger seus líderes, a alaiONline não divulgará o relatório. As entidades que assinam o documento são: Anistia Internacional, Organização Justiça Global, Mães de Maio, Rede de Comunidades de Combate a Violência, Posse Haussá / São Paulo, Fórum de entidades do Bairro da paz , Posse de Hip HOP Clã Periférico , Movimento Negro Unificado (MNU) , Posse de Conscientização em Expressão (PCE), Conselho de Moradores do Bairro da Paz , Ogum’s Toques Negros, ONG Renova, Instituto Apompaz e Atitude quilombola. | Por alaiONline. Fonte: Compop.

Fonte: alaiONline

+ sobre o tema

Artigo 1: Todos os seres humanos nascem livres e iguais

A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) foi adotada...

Regimento impõe redução de número de delegados a SP

Fonte: Suzano por uma Comunicação mais Democrática - ...

Reunião Técnico-Científica Sobre o Aborto Medicamentoso no Brasil

Reunião Técnico-Científica Sobre o Aborto Medicamentoso no Brasil

Surto de microcefalia em bebês faz País decretar emergência sanitária nacional

Há ainda notificações no Rio Grande do Norte e...

para lembrar

Brasil prepara lançamento de satélite para levar banda larga ao país inteiro

Anúncio foi feito nesta quarta (28) pelo ministro da...

Programa Nacional de Direitos Humanos e as mulheres

  O governo brasileiro almeja uma liderança política no cenário...

Luta contra ebola está longe de ser vencida, diz representante da ONU

RFI O chefe da Missão das Nações Unidas pela luta...

“Estamos tomando água poluída, de mercúrio. O povo yanomami vai sumir”

Davi Kopenawa, líder yanomami, denunciou na ONU a situação...
spot_imgspot_img

Vírus altamente contagioso tem sido o principal responsável pelos casos de infecções respiratórias em crianças

Um vírus altamente contagioso tem sido o principal responsável pelos casos atuais de infecções respiratórias em crianças. Primeiro, a Valentina foi parar na UTI. Agora,...

CNU: saiba como conferir local de prova do ‘Enem dos concursos’

O governo divulgou, nesta semana, o cartão de confirmação de prova do CNU (Concurso Nacional Unificado) com a informação sobre o local de prova...

Vacinação da gripe é ampliada para todas as pessoas acima de seis meses de idade

O Ministério da Saúde ampliou a vacinação da gripe para pessoas acima de seis meses de idade. A medida passa a valer nesta quarta-feira (1º). Antes,...
-+=